quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O tradicional pão de malte


Muitos homebrews já conhecem, mas se você gosta de pães e tem algum amigo homebrew peça para ele guardar o bagaço do malte que utiliza para fazer a cerveja e siga a receita a seguir. O pão fica delicioso, rico em fibras e pode ser recheado com o que a sua imaginação desejar.
Após fazer a cerveja, divida o bagaço que sobrou em porções iguais de 10 colheres de sopa (super cheias)guardando-as em saquinhos plásticos no congelador ou freezer. Se você moer novamente este malte no liquidificador, as palhas e casquinhas desaparecerão, mas fica muito mais interessante em pedaços. Cada saquinho destes é a dose ideal e exata para receita de 1 pão médio.

INGREDIENTES:
1,5 tabletes de fermento de 15 g cada (ou um saco de 10g de fermento em pó)
0,5 colher de sopa com sal
0,5 copo de leite morno
1,5 colheres de sopa com açúcar
1 ovo (2 se quiser pincelar o pão com gema)
1,5 colheres de sopa de margarina (bem cheias)
500g de farinha de trigo
10 colheres de sopa com o bagaço do malte. (aproximadamente 250 g )

MODO DE PREPARO:
Em uma bacia grande junte todos os ingredientes e sove até ficar uma massa homogênea, se ficar um pouco grudenta adicione um pouco mais de farinha aos poucos.
Após disponha a massa em uma forma untada de pão e deixe crescer com um pano seco por cima até dobrar de tamanho, aproximadamente 20 minutos.
Após aqueça o forno durante 5 minutos a temepratura média, coloque a forma no forno e deixe assar por 40 min em torno de 180 a 200 º c.

DICA:
Quando o pão estiver frio enrole com plástico filme e ele permanecerá fresquinho por uns 20 dias mesmo fora da geladeira.

2 comentários:

Anônimo disse...

Comi esse pão pela primeira vez no BierKeller e realmente é muito bom.

Esse na foto foi feito por você?

Abraço.

Fábio T J Franco

Pedro Braga disse...

Sim fiz ele ontem a noite com a receita do blog. Ficou muito bom praticamente igual ao da gerth creio ser a mesma receita apesar de não ter pego com ela.