segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

As 3 regras básicas para harmonização cervejeira com comida



A maioria das pessoas provavelmente está familiarizada com as regras básicas da escolha de um vinho para servir com uma refeição. A combinação com cerveja, por outro lado, tem poucas regras, ao invés disso tem algumas orientações, mais freqüentemente referidas como os três C's: corte, complemento e contraste.
Cortar é uma idéia com a qual você pode estar familiarizado inconscientemente. Pense sobre os alimentos quentes, picantes que você vê freqüentemente combinados com cerveja - pratos como asinhas assadas, nachos, ou pizza. A química na pimenta de cheiro que lhe confere a sua ardência é solúvel em álcool, e não em água, e é por isso que a cerveja corta a ardência. Talvez você queira o mesmo efeito quando servir um prato que é muito pesado ou amanteigado.
Complemento e contraste são basicamente as faces opostas de uma medalha, e representam estilos opostos. Se preferir sua cerveja para complementar o prato, você poderia escolher cervejas mais encorpadas para pratos mais pesados, e cervejas menos encorpadas com alimentos mais leves. Por exemplo, você pode escolher uma Stout seca com um ensopado, ou uma Weissbier com legumes grelhados ou frango.
Contrastando a cerveja e a comida, por outro lado, poderá abrir um novo leque de possibilidades. Uma Pale Ale combina bem um doce, defumado churrasco, ou uma Stout seca contrasta com ostras cruas ou mariscos cozidos. Cervejas contrastantes podem também funcionar bem quando se cozinha com cerveja – ao invés de servir a mesma cerveja utilizada na sua receita, use uma cerveja que possui as características opostas.
Considere o fator étnico. É quase óbvia a sugestão de combinar cervejas internacionais com os alimentos da mesma região.
Cerveja também pode combinar bem com a sobremesa. Em geral, quando se usa uma cerveja para combinar com uma sobremesa, é melhor complementar do que contrastar. Equilibre a doçura ou acidez da sobremesa com a da cerveja, de modo que nenhuma se sobreponha à outra.
Cervejas leves, frutadas, geralmente funcionam bem com sobremesas, como pratos á base de frutas. Sobremesas de chocolate, no entanto, são muito abertas à experimentação. Eles são geralmente doces e pesadas o suficiente para complementar uma Stout Imperial, enquanto contrastando agradavelmente com uma Stout seca. Como jura a maioria dos amantes de chocolate, o chocolate realmente vai com qualquer tipo de comida. Nem todas as cervejas combinam bem com os alimentos. Lambics doces podem ser excelentes com frutas ou chocolate, mas uma Lambic ácida pode ser demais e ser melhor servida sozinha.
Old Ale e Barley Wine também são cervejas fortes que podem ser melhor apreciadas sem comida, embora você possa experimentá-las com queijo muito forte ou chocolate escuro.
Não existe uma ciência rígida e rápida para combinar cerveja com comida, mas sim é mais uma área para experimentar e desfrutar. Experimentar estas sugestões é simplesmente um ponto de partida. Sabor é muito subjetivo e o objetivo final é encontrar uma combinação que você goste.
Fonte: BelgianShop WeekLetter 1367 - 26/11/2008
Traduzido e adaptado por Matthias R. Reinold

Nenhum comentário: