sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Cerveja Primator


Há poucas semanas chegou as lojas especializadas do Brasil as cervejas Primátor da República Tcheca. Da linha total de 11 tipos de cervejas fabricadas ficaram de fora 3 delas que são: English Pale Ale (dispensa apresentações), Nealko cerveja sem álcool primeira a ser produzida na República Tcheca em 1983 e Diamant uma cerveja considerada pela cervejaria como uma opção saudável, com menos açucar e proteína, foi criada originalmente para diabéticos.
As 8 restantes que chegam ao Brasil são: Primator Premium, Primator Premium Dark, Primator Exkluziv, Primator Svetly, Primator Rytirsky, Primator Double, Primator Polotmavy e Primator Weizenbier, a descrição segue abaixo, degustei todas as disponíveis no Brasil:

Primator Premium: A cerveja é uma cerveja estilo bohemian pilsener, o estilo no qual a cerveja tcheca é mais conhecida no mundo.
Elaborada com apenas os melhores ingredientes naturais, meticuloso processo de produção e arredondada por uma longa maturação à temperatura de 1 ° C. Tem um forte e equilibrado sabor, cor dourada e de longa duração de sua espuma. Exibe o clássico amargor no palato.
Uma das melhores da linha.
Primator Premium Dark: A cerveja é a original. A Dark foi a primeira a receber o nome Primator, portanto é a mais antiga cerveja da Pivovar Náchod. Dark Premium é o resultado de anos de técnicas cervejeiras, melhorias e atualizações. Oferece um sabor único, fruto da mistura de quatro maltes, em igual proporção. A garantia da qualidade é demonstrada pelo maior número de premiações da linha Primator. Apresenta sabor caramelo com leve amrgor. Rica em cores, destacando-se o vermelho do malte Munique, e quantidade exata de lúpulo. Espuma aveludada e cremosa.
Muito semelhante as Dunkles alemãs, de fácil drinkability é uma cerveja escura que se pode beber a noite toda.
Primator Exklusiv: A cerveja, graças aos seus freqüentes prêmios, é o orgulho da cervejaria. Seus 16% refletem o extrato primitivo. Seu teor alcoólico é 7,5%. É conhecida como uma Doppel Bock. É a favorita dos amantes de cerveja que apreciam o amargor e a doçura do malte original Morávia. É uma cerveja dourada, espuma densa e intenso aroma de malte no nariz. É uma cerveja para os dias mais frios, onde proporciona um aquecimento rico e saboroso.
De todas da linha foi a que mais me agradou.
Primator Svetly: É uma cerveja ideal para os dias quentes do verão. É uma cerveja de sabor refrescante, média graduação alcoólica (4% vol.) com fraca presença de lúpulo e malte. A pior de todas da linha, altamente dispensável quase igual as nossas "Pilsens" industriais de menos de R$ 2,00.
Primator Rytirsky 21%: A cerveja é uma cerveja especial, feita para os cervejeiros modernos. A concentração do malte e seu teor alcoólico (9%) garantem uma experiência notável, mesmo em pequenas quantidades. Destaca-se das demais por seu sabor sutil de mel, graças ao malte de trigo, álcool poderia ser um pouco menos intenso, acaba desequilibrando a cerveja. Um elevado teor de lúpulo Saaz traz o amargor e o sabor que adiciona complexidade. Sua cor cobre e sua espuma dourada e cremosa, são outros atributos desta cerveja. A cerveja é maturada por 3 meses.
Primator Double 24%: A Cerveja é uma Porter produzida na República Tcheca. Escura, especial, que contesta todos os sentidos. Seus 24% refletem o extrato primitivo, sendo 10,5% o teor alcólico. É a cerveja tcheca Double mais forte e uma das mais fortes na Europa. A mistura única de ingredientes (cinco diferentes maltes) são o alicerce de um sabor forte, dominado pelo torrado. O alto teor de extrato primitivo, que imediatamente atinge o degustador, pode ser um estimulante real. É um excelente complemento para bolos e sobremesas, ao mesmo tempo, surpreendentemente ideal para comidas picantes. É uma boa opção no estilo mas está longe das Porters premium inglesas.
Primator Polotmavy 13%: Cerveja alaranjada, obtido através adição do caramelo e do trigo durante o processo de produção. É uma lager com um pouco de doçura. É uma cerveja de espuma cremosa, dourada e farta. Boa cerveja para apreciadores de Lagers, cerveja de ótimo drinkability é uma das boas opções da Primator.
Primator Weizenbier: A cerveja Primator Weizenbier tem aroma intenso, o malte de trigo acrescenta notas de banana e cravo-da-índia, mais sutis do que as Weizen alemãs, dois aromas típicos para este tipo de cerveja. É moderadamente aromatizada, corpo médio e leve amargor do lúpulo Saaz. Notas frutadas, são resultantes da mistura da levedura de topo da cerveja de trigo e do malte. Não filtrada, com espuma abundante, cor amarelo palha, turva, causada pelas leveduras. Boa cerveja Weizen, mas encontramos melhores opções por um valor menor.

Nenhum comentário: