terça-feira, 30 de setembro de 2008

21º Oktoberfest Igrejinha - RS

A Nova Schin é a patrocinadora master da 21° edição da Oktoberfest de Igrejinha, festa que anima a cidade de 10 a 19 de outubro. Além da previsão de comercializar 150 mil litros de chopp Nova Schin ao longo do evento, o Grupo Schincariol também fornecerá com exclusividade os produtos da linha Schin Refrigerantes, a Água Mineral Schincariol e ainda a Nova Schin sem álcool.
Pelo oitavo ano consecutivo a marca patrocina a fetividade.
Diversão com responsabilidade
A AMIFEST (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha) firmou convênio com a empresa de ônibus Citral para oferecer transporte aos foliões durante a Oktoberfest.
Haverá trajetos por dentro da cidade de Igrejinha e também de ida e volta da rodoviária de Porto Alegre e demais cidades da região, ambos com destino ao Parque da Oktoberfest.
Saiba mais no site http://www.oktoberfest.org.br/

25º Oktoberfest Blumenau - SC


A partir do dia 09 de outbro estará sendo realizada a 25º Oktoberfest de Blumenau , a maior do país, que se estenderá até dia 26 de outubro. Estarão presentes nesta edição as seguintes cervejarias: Industriais Brahma Chopp, e o chope produzido pelas cervejarias artesanais da região, como a Eisenbahn, a Bierland e a Wunder Bier, todas de Blumenau, além a Das Bier, de Gaspar, Zehn Bier, de Brusque e Schornstein, de Pomerode além de alguns rótulos de importadas.

Saiba mais no site do evento.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Grupo Schincariol fecha exclusividade com Botequim das Letras




O Grupo Schincariol fechou parceria para ser o fornecedor exclusivo das bebidas que abastecem o Botequim das Letras. O mix disponível na casa contempla a cerveja e o Chopp Nova Schin, a cerveja premium Baden Baden, a Água Mineral Schincariol, a linha de sucos Fruthos e a linha Schin Refrigerantes. O Botequim das Letras funciona como bar e livraria em um casario tombado pelo Patrimônio Histórico de Porto Alegre, na rua Félix da Cunha, bairro Moinhos de Vento.

Saiba mais sobre a maior festa de cerveja do mundo


Não havia cerveja na realização da primeira Oktoberfest. A bebida, hoje marca registrada do maior festival folclórico do mundo, na Alemanha, só apareceu oficialmente na edição de 1818, oito anos depois do casamento do príncipe da Baviera, origem da festa. Nas primeiras edições, no lugar da farra etílica estavam corridas de cavalos e feiras agrícolas. O prefeito de Munique serve sempre o primeiro chope de um litro, esta edição é a de número 175 do festival alemão. A festa deste ano deve reunir mais de 6 milhões de pessoas de todo o mundo. E é provável que seja superado o recorde do último ano, quando foram bebidos 6,9 milhões de litros de cerveja.
A primeira Oktoberfest foi celebrada quase 200 anos antes, durante o casamento do príncipe Ludwig da Baviera (mais tarde rei Ludwig I) com a princesa Teresa da Saxônia, em 12 de outubro de 1810. As festas aconteceram nos chamados campos de Teresa, “Theresienwiese”, no idioma original, o que faz com que os locais se refiram à festa até hoje como “Wies’n".
A festa se repetiu no ano seguinte, com uma nova corrida de cavalos. A cerveja entrou como bebida oficial em 1818, juntamente com um pequeno parque de diversões, que continua sendo montado no local da festa. Somente em 1896 foram montadas as primeiras tendas de cervejas, que hoje são gigantescas e se tornaram símbolo da festa. Desde 1810, a Oktoberfest só deixou de acontecer em 24 anos, a maioria por conta de guerras em que o país estava envolvido. Pode soar estranha a idéia de ter um evento batizado com o nome do mês de outubro começando em setembro. A mudança de datas ocorreu anos após o surgimento da festa, em 1872, quando os organizadores decidiram antecipar o festival para aproveitar as noites um pouco mais quentes do mês anterior. Desde então a Oktoberfest começa no final de setembro e segue até o começo do mês seguinte. A festa em Munique tem um enorme efeito sobre a economia local. Quase um bilhão de euros são gastos durante as duas semanas de farra, e 12 mil pessoas trabalham no festival. Apesar de ser um grande atrativo para turistas, apenas 15% dos visitantes da Oktoberfest são de fora da Alemanha. A maioria dos bebedores de cerveja que se reúnem em Munique são da própria cidade, ou do estado da Baviera.
Com o sucesso do evento alemão, não demorou até que as cidades formadas por imigrantes germânicos começassem a realizar festas parecidas. No Brasil há uma das maiores delas, a Oktoberfest de Blumenau, Santa Catarina, que se diz a maior festa fora da Alemanha. A edição de Blumenau foi criada somente em 1984, e já reuniu mais de 15 milhões de pessoas, uma média de 700 mil visitantes por ano. A edição deste ano vai de 9 a 26 de outubro.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Cervejaria Petter Von Brütchen


Mais uma cervejaria artesanal é criada no nosso mercado gaúcho. Da escola alemã de cervejas e seguindo a lei de pureza de 1516 a Cervejaria Petter Von Brüntchen foi criada na cidade que é talvez a mais alemã do Rio Grande do Sul, Santa Cruz. A cervejaria inicialmente está produzindo cervejas dos estilos: Pilsen , Pale Ale e Weiss que são comercializados em barris retornáveis de 20L , 30L e 50L, Siphons de 1L e 2L e barris descartáveis de 5L, por enquando comercializados em Santa Cruz e arredores. O nome de todas as cervejas produzidas é Heilige (Santa em alemão) uma homenagem a cidade onde está instalada a fábrica.
Neste final de semana estarei degustando os 3 tipos e farei um post sobre todas elas.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Cerveja do homem primitivo tinha grãos, palha e era servida com canudo


Num jarro de cerâmica, homens bebem um líquido bege com grãos e palha flutuando. Um canudo feito de junco passa de um para o outro, até eles se sentirem embriagados. O ritual era comum tanto para o homem de 12 mil anos atrás como para nós. No centro da mesa, a cerveja.
A bebida que vemos hoje sendo servida gelada, com espuma e com gosto amargo, mudou muito desde que foi "descoberta", há aproximadamente 10 mil anos. Naquela época, o homem havia acabado de abandonar o modo nômade e tinha passado a se fixar e a seenvolver com a agricultura. Ao cultivar grãos, ele percebeu que eles ficavam com gosto doce quando embebidos em água e que passavam por uma verdadeira transformação se ficassem assim por muitos dias. A fermentação do açúcar por leveduras fazia o "mingau" de cereais virar uma substância efervescente e embriagante. Estava feita a cerveja.

Depois da descoberta, veio o aprimoramento da bebida. A adição de mel, frutas, ervas e temperos produzia cervejas dos mais variados sabores - eram pelo menos 17 tipos. As referências a elas eram variadas: "a celestial", "a boa e bela", "a produtora de alegria".

O autor do livro "História do mundo em seis copos", Tom Standage, disse que a cerveja antiga era muito diferente da que temos hoje. "Era mais fraca de álcool, não tão efervescente e não continha o lúpulo, que tem um gosto amargo e só foi introduzida na cerveja há mil anos, pelos europeus." Ele afirmou que a cerveja antiga sem lúpulo, que ainda é produzida hoje em alguns lugares, tinha um sabor mais parecido com o de vinho.

Segundo Standage, a cerveja se tornou muito importante para o homem primitivo, pois quando ele se sedentarizou em vilarejos e se tornou agricultor, seus suprimentos de água eram mais propensos a se tornarem poluídos, causando doenças. "A cerveja era uma bebida segura, pois a água era fervida. E também era uma fonte de nutrientes, uma parte importante da dieta em muitas partes do mundo. Até as crianças bebiam."

Muitos dos rituais culturais associados à cerveja ainda existem nos dias de hoje. O fator social da bebida está presente desde os primórdios de seu surgimento. Para o homem primitivo, o canudo não era apenas usado para filtrar a palha e os outros fragmentos presentes na cerveja, mas sim porque permitia que muitas pessoas compartilhassem o mesmo líquido. Ainda hoje, escreve Standage, "partilhar uma bebida com alguém é um símbolo universal de hospitalidade e amizade.

A capacidade de embriagar fez com que a cerveja fosse vista pelo homem do neolítico como um "presente dos deuses". Sumérios e egípcios usavam a bebida em cerimônias religiosas, funerais e rituais para a agricultura. "A prática de levantar um copo para desejar a alguém boa saúde, um casamento feliz, uma viagem tranquila [...] é um eco moderno da antiga idéia de que o álcool tem o poder de invocar forças sobrenaturais."
Fonte: G1

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Degusta no Dado Bier


Na última segunda-feria dia 15 a confraria Tcherveja Degusta da qual faço parte esteve visitando a fábrica da Cervejaria Dado Bier, no DC Navegantes em Porto Alegre.
A convite do mestre cervejeiro Carlos Bolzan degustamos os 3 últimos lançamentos: Ilex , Balgian Ale e American Brown Ale, esta ainda com comercialização somente nas filiais da Dado Bier em Barril.
Na noite da degustação conhecemos um pouco mais a fundo o processo de fabricação, pasteurização e engarrafamento das cervejas Dado Bier. A fábrica está instalada nas antigas caldeiras da Fábrica têxtil Renner, um local muito bonito e bem restaurado. Pela grande presença no mercado de cervejas a fábrica até surpreende por seu tamanho reduzido apesar de já ter planos de expansão para os próximos anos. O mestre cervejeiro Carlos Bolzan entrou na Dado Bier a 2 anos e desde então lançou 4 novas cervejas e também ajustou todas as outras existentes para os padrões de fabricação por ele melhor definidos. Notamos na fábrica que tudo é bem pensado e estruturado, administrado por quem gosta do que faz. Por já ter trabalhado em grandes cervejarias, Bolzan realiza todos os testes necessários em seus lotes para manter o padrão das cervejas fábricadas no mais alto nível. ao perguntar a ele qual próximo lançamento ele foi direto: quando sair te aviso, mas já tinha visto em um tanque pequeno um teste de alguma cerveja que não sei qual é, mas de coloração acobreada (talvez uma IPA, Belgian Dubbel ou uma Kölsch quem viver verá), aliás Bolzan está sempre em busca de novos sabores e para isso conta com uma cervejaria caseira de origem belga instalada na fábrica que produz 30 litros para os testes e futuros lançamentos.
A American Brown Ale é uma ótima cerveja com um bom drinkability e deve fazer muito sucesso no mercado quando entrar em long neck. A Ilex apesar de exótica é uma boa cerveja para ser degustada com cautela pois pode se tornar enjoativa e já por último a Belgian Ale é a jóia da coroa e dispensa maiores comentários vá agora ao supermercado e compre.
A conclusão que chegamos na fábrica é que a Cervejaria Dado Bier está com cervejas ótimas e bem feitas, sempre evoluindo no mercado do qual foi a 1º e participa a 14 anos, tendo altos e baixos, hoje acredito que tenha chegado no seu melhor momento e equilibrio.

Campanha britânica define nove tipos de bêbados, veja abaixo se você se encaixa em algum!!


O governo britânico está lançando uma nova campanha contra o alcoolismo dirigida a nove 'tipos' mais comuns de usuários que abusam do álcool.
A campanha será feita a partir de uma pesquisa do Departamento de Saúde da Inglaterra, que indicou as nove categorias mais comuns de bebedores. Elas incluem os que o fazem para aliviar estresse e pessoas deprimidas que bebem por tédio ou para se relacionar.
Para o governo, identificar as razões que levam usuários a abusar do álcool será "muito útil" para combater o alcoolismo.
O estudo se debruçou sobre homens que bebem mais de 50 unidades semanais de álcool e mulheres que bebem pelo menos 35 unidades semanais - duas vezes acima do limite recomendado.
Uma unidade de álcool equivale a um copo de cerveja ou vinho ou, alternativamente, meia dose de bebida destilada.
Entre os nove tipos identificados, estão, por exemplo, os que bebem para desestressar e relaxar, em meio a uma rotina de pressão no trabalho.
Em outros casos, usuários abusam do álcool ao se perder em um estilo de vida agitado e por vezes extravagante.
As informações serão utilizadas pelo governo para orientar uma campanha contra o alcoolismo que deve atingir 4 mil bebedores contumazes no nordeste do país, em um projeto-piloto que, se bem sucedido nos próximos meses, será levado para o resto do pais.
A secretária britânica de Saúde, Dawn Primarolo, admitiu que os bebedores incluídos nas nove categorias têm em comum um problema "difícil de combater".
Mas ela disse acreditar que a nova abordagem será capaz de convencer os usuários a ser agentes da própria mudança.
"Esta é uma abordagem totalmente nova de fazer as pessoas entenderem os efeitos de seus hábitos em relação à bebida e de ajudá-las a mudar para melhor."

Veja abaixo os nove tipos de bebedores identificados pela campanha.

Deprimido: Está com a vida em um estado de crise - atravessando um período de dificuldade financeira, luto ou divórcio recente, por exemplo. Motivações: Vê o álcool como uma forma de se reconfortar ou como uma automedicação para ajudar a lidar com as turbulências.
Estressado: Leva uma vida sob pressão no trabalho, o que normalmente leva ao sentimento de não ter as coisas sob controle ou de estar sobrecarregado de responsabilidades. Motivações: O álcool é uma forma de relaxar e de retomar a sensação de controle, ao traçar uma linha entre vida pessoal e profissional. Os parceiros normalmente reforçam este comportamento, ao preparar drinques para os bebedores.
Social: Têm uma agenda social carregada. Motivações: O álcool é um meio de ligação que unifica a todos e os coloca em uma mesma sintonia.
Conformista: Tipicamente, rapazes tradicionalistas que crêem que 'homens vão ao bar todas as noites'. Motivações: O álcool faz parte do que definem como 'meu momento'. O bar é sua segunda casa, e eles se sentem aceitos e em casa neste ambiente.
Bebedor comunitário: Bebe em grandes grupos sociais. Motivações: Levado ao álcool pelo senso de comunidade criado pelo ambiente do bar. A bebida dá segurança e significado à vida, e age como meio social.
Entediado: Tipicamente, mães solteiras ou mulheres recém-divorciadas, com vida social restrita. Motivações: A bebida é uma companhia que substitui o casal. Beber marca o final do dia, talvez encerrando um jornada de obrigações.
Machão: Normalmente se sente subvalorizado, sem voz e frustrado em áreas importantes da vida. Motivações: Seu lado bebedor é um alter-ego que gira em torno da sua capacidade de beber. A bebida é motivada pela necessidade constante de reafirmar sua masculinidade e seu status em relação a outras pessoas.
Hedonista: Solteiros, divorciados ou com filhos crescidos. Motivações: Beber em excesso é uma forma de expressar sua independência, liberdade e juventude para si mesmo. O álcool é usado para diminuir inibições.
Quase dependente: Homens que moram 'de fato' no bar - que, para eles, é quase o mesmo que a casa. Motivações: Uma combinação de motivos, incluindo tédio, necessidade de se conformar e um senso de mal-estar existencial em suas vidas.

Inaugurada ontem Oktoberfest 2008 em Munique



Angela Merkel e outras autoridades participaram da festa.
Na foto chanceler da Alemanha, Angela Merkel, brinda com uma caneca de cerveja na abertura da Oktoberfest, em Munique, nesta quarta-feira (17). O maior e melhor festival mundial da cerveja vai até 5 de outubro.

sábado, 13 de setembro de 2008

Nossa Senhora do Ó



Foi inaugurado na última terça-feira no Moinhos de Vento um novo templo cervejeiro em Porto Alegre. Mais uma opção de boas cervejas e acepipes para nossa cidade. A convite do Vagner Piccolo proprietário do estabelecimento fui ontem (sexta-feira) conhecer o ambiente. Ao chegar lá minha primeira surpresa foi seu nome, diferente de tudo que temos aqui em Porto Alegre, mais tarde em casa pesquisei sobre o nome e achei a definição que segue abaixo:
"Nossa Senhora do Ó é uma devoção mariana surgida em Toledo, na Espanha, remontando à época do X Concílio, presidido pelo arcebispo Santo Eugênio, quando se estipulou que a festa da Anunciação fosse transferida para o dia 18 de Dezembro. Sucedido no cargo por seu sobrinho, Santo Ildefonso, este determinou, por sua vez, que essa festa se celebrasse no mesmo dia, mas com o título de Expectação do Parto da Beatíssima Virgem Maria. Pelo fato de, nas vésperas, se proferirem as antífonas maiores, iniciadas pela exclamação (ou suspiro) “Oh!”, o povo teria passado a denominar essa solenidade como Nossa Senhora do Ó".
Bom como nosso assunto é cerveja vamos ao que interessa, o bar é extremamente acolhedor repleto de quadros, garrafas e bolachas remetendo ao mundo da cerveja. No cardápio encontramos desde marcas mais industrializadas como Bavária Premium até as artesanais da Cervejaria Schmitt passando por diversas importadas. O cardápio felizmente se divide por estilo e não por país como é mais comum aqui em Porto Alegre e ao meu ver está errado.
Entre os diversos acepipes destaca-se a coxinha de galinha, "importada" do FrangÓ de São Paulo cujo proprietário é irmão do Piccolo.
Em todo o local percebemos um cuidado muito grande com as cervejas desde seu armazenamento até o controle de vencimento e cuidado ao servir com um serviço de atentimento de primeira linha e conhecedor do que vende, destaque para o beer expert Guinter Manfroi.
Algumas cervejas do local, só encontrei lá, entre elas a Leffe Radieuse, que ainda não tinha provado e é muito boa.
Os petiscos do local e sobremesas ficam a cargo da esposa e também sócia do Nossa Senhora do Ó, Mariana Castilhos.
A alguns "posts" atrás eu fiz uma lista dos 6 melhores locais para se beber cerveja em Porto Alegre, agora são 7 sendo que o Nossa Senhora do Ó sobe ao topo em conjunto com o Bierkeller.



Da esquerda para direita: Piccolo, Mariana Castilhos, eu e Guinter Manfroi.
Local: Nossa Senhora do Ó
Endereço: Dinarte Ribeiro quase esquina com Barão de Santo Angêlo
Horário: de terça a domingo das 17h as 23:30h

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Cervejaria Schornstein compra fábrica em SP e investe em expansão na matriz em SC


A Cervejaria Schornstein é a primeira micro-cervejaria catarinense a investir numa segunda unidade de produção. A nova fábrica será instalada no interior do Estado de São Paulo e iniciará suas atividades com uma capacidade instalada de 45 mil litros/mês. A empresa catarinense adquiriu todos os equipamentos de uma micro-cervejaria paulista e está transferindo os instrumentos para um novo local. A conclusão das obras, a montagem das máquinas e início da fabricação estão previstos para o final deste ano. Ao todo, serão investidos mais de R$ 1 milhão.
Inicialmente a unidade paulista da Schornstein produzirá apenas chope, de olho no avanço do público consumidor da região Sudeste do Brasil. “A médio prazo, no entanto, devemos partir para a comercialização de cerveja em garrafas”, esclarece o administrador da Schornstein, Maurício Zipf. Os investimentos da Schornstein ocorrem em plena lei seca o que prova que a cervejaria de Pomerode acredita no crescimento do mercado de cervejas especiais. Após dois anos e meio de operação, a empresa se sente preparada para este novo momento que atravessará.
Paralelamente aos investimentos em São Paulo, a Cervejaria Schornstein também inicia um processo de crescimento para atender ao mercado catarinense. Ainda neste ano serão instalados novos tanques para aumento de 20% da capacidade produtiva da matriz. Com isso, a cervejaria que nasceu em 2006 no município mais alemão do Brasil chega à capacidade instalada de 30 mil litros/mês. “Esta expansão se faz necessária, pois, a partir de outubro, a Schornstein passará a atuar em regiões onde ainda não tem presença marcante”, destaca Zipf.
Ainda em outubro, o chope produzido artesanalmente em Pomerode poderá ser degustado na Oktoberfest, de Blumenau. A principal festa da cerveja do Brasil mais uma vez abre as portas para a produção cervejeira local. A Schornstein vê esta participação como a celebração do novo momento pelo qual caminha agora. Mesmo com a lei seca e sem feriadão - como em anos anteriores -, a expectativa da direção da cervejaria é comercializar 12 mil litros da bebida nos 18 dias da promoção.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Paraná ameaça proibir comércio de cervejas long neck


Depois das sacolas plásticas de supermercados, o Ministério Público do Paraná e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado estão de olho nas garrafas long neck, que podem até ser proibidas. Os vasilhames, assim como as sacolinhas, podem ser considerados "refugo industrial" ou seja, lixo, uma vez que não são reutilizadas, como acontece com os cascos de 600 ml.
Por isso, em julho, distribuidoras de cervejas e fabricantes das embalagens de vidro ganharam prazo de 30 dias para apresentar a quantidade que produzem, taxa de reciclagem e formas de evitar que o lixo chegue aos aterros sanitários. Propostas chegaram a ser apresentadas, mas separadas e diferentes.
O secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, diz que considera positivo o fato de as empresas terem apresentado propostas, mesmo que separadas, e espera avanços no assunto. Ele conta que, no caso das sacolas plásticas, hoje 50% dos supermercados que atuam no Paraná usam alternativas como as oxibiodegradáveis ou as de pano.
Mas Laerty Dudas, coordenador de resíduos da Secretaria do Meio Ambiente, faz questão de uma proposta conjunta. "Se chegarmos à conclusão de que as cervejarias não terão plano para logística reversa, vamos proibir a embalagem", ameaça ele.
A proibição também é uma hipótese provável para o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Meio Ambiente, Saint Clair Onorato Santos. Segundo ele, as empresas que não apresentarem propostas de recolhimento das long neck devem ser multadas. "Somos a favor da proibição de qualquer embalagem não sustentável."
As long neck, geralmente com capacidade para 300 ml de cerveja, representam 5% do volume total do mercado. As latas ficam com 26% e o restante são as garrafas retornáveis, de 600 ml. Para algumas cervejarias, entretanto, as long neck são mais representativas, como é o caso da Femsa, que tem fábrica em Ponta Grossa (PR). A empresa não divulgou qual é esse percentual, mas informou, em comunicado, que está disposta a realizar um trabalho conjunto com o Estado e "criar a solução ideal para a reciclagem da long neck".
A AmBev, uma das cervejarias que encaminhou à Secretaria e ao Ministério Público um plano de coleta dos resíduos, disse que está aguardando uma resposta dos órgãos. A companhia propõe que o Reciclagem Solidária, programa mantido pela companhia desde 2002, e em execução no Paraná desde 2007, seja intensificado. A idéia é envolver cooperativas de catadores na coleta das long neck para reciclagem. Segundo a empresa, entre setembro de 2007 e junho de 2008, 2 mil toneladas de resíduos foram coletadas por meio do projeto em todo país.
Em nota oficial, a Schincariol disse, se referindo à chance de a garrafa ser proibida, que "não se manifestará antes do anúncio efetivo da possível medida."
Fonte: O valor

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Czech Fest em São Paulo


Acontece em São Paulo, entre os dias 23 e 28 de outubro, a primeira edição do Czech Fest. O evento, patrocinado pelo governo da República Tcheca e organizado pelo Escritório de Representação do Turismo da República Tcheca no Brasil, aborda o país e seus diversos aspectos.
Além de atividades que envolvem cultura, comércio, moda e turismo, haverá um segmento gastronômico. Essa parte do Festival contará com a cerveja tcheca, que será representada por três diferentes rótulos: Czechvar, Starobrno e Budweiser 1795. Durante o Festival Gastronômico, a bebida estará disponível para degustação no restaurante Tarsila, bem como nos bares do hotel Inter-Continental, local que receberá o evento.
Claras, escuras ou avermelhadas, as cervejas tchecas, também conhecidas como pivo, são verdadeiro orgulho nacional. Ninguém sabe com exatidão quando a cerveja começou a ser produzida na região que hoje compreende a República Tcheca. Sabe-se, porém, que em 1295 já havia um decreto real permitindo aos cidadãos de Ceske Budèjovice, para que produzissem cervejas; e é nesta cidade que se origina a Budèjovice Budweiser Budvar (não a confunda com a homônima norte-americana), que existe desde 1795, é uma das mais populares, ao lado da Czechvar, produzida desde 1895. Originária de Brno e inicialmente produzida em conventos, a Starbrno é uma cerveja tipo pilsen que existe desde 1872.
A característica comum entre as três são produtos utilizados: os maltes da Moravia, o lúpulo da Bohemia e água da região. O consumo anual de cerveja,per capita, na República Tcheca é de 175 litros e tem apenas nas regiões da Moravia e da Bohemia, mais de cem fábricas de cerveja.

Hotel InterContinetal São Paulo Alameda Santos, 1123
Cerqueira César - São PauloTel: (11) 3179-2555

II Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn


Clique na imagem ao lado para mais informações. Para ler e imprimir o regulamento clique no link abaixo.

Schincariol se preparando para venda ?


Semana passada a Schincariol, mais precisamente seu diretor de tecnologia da informação Álvaro Mello, implantou o novo sistema de integração on-line da empresa que irá integrar em um só modelo todas as operações da companhia, desde compras à distribuição, da gestão de estoques ao rastreamento de lotes, até mesmo e-mails e conversas por celular trocadas entre funcionários - tudo estará sob o comando do Renova, o programa que colocará 100% do que a Scincariol faz on-line, de maneira uniforme e transparente.
O Renova reunirá informações que remontam a 1939, ano de fundação da empresa, incluindo 100% dos processos das 14 fábricas em todo país, a produção dos mais de 4 bilhões de litros de bebidas ao ano, os 255 distribuidores e os mais de 700 mil pontos de venda.
De 2007 até final deste ano, a empresa terá completado R$ 1 bilhão em investimentos para se tornar mais moderna e transparente.
A sede em Itu (SP), foi totalmente remodelada e decorada: os móveis agora são novos e coloridos e até as paredes na sua maioria são de vidro, transparentes.
Talvez tanto investimento não compense, uma vez que dificilmente algum dia a Schin empataria com a AmBev, líder com mais da metade do mercado de cervejas. No entanto, deixar a empresa arrumada a torna cada dia mais atraente para uma possível venda.
A sul-africana SAB Miller, terceira maior cervejaria do mundo, é a mais cotada. Na semana passada, os rumores de venda tomaram o mercado novamente. Os diretores da empresa, entretanto, negam qualquer negociação.

Falke Ouro Preto



Seguindo com o relato das degustações no Extra-Malte patrocinado pela Cervejaria Coruja, sigo com a avaliação da Falke Bier Ouro Preto. Tomei a mesma em barril no evento em BH e agora engarrafada aqui no Studio Clio. A Falke Ouro Preto se apresenta como uma German Dunkel (na realidade o termo correto é Munich Dunkel), ela é uma cerveja que ficou com um aroma e sabor forte de café descaracterizando o estilo, via de regra uma Munich Dunkel nada mais é do que uma Helles ao contrário, tem que apresentar a doçura do Munich malt com um leve sabor de achocolatado, torrado e caramelado.
Apesar de estar fora do padrão ela é uma boa cerveja, provando que nem sempre devemos seguir um padrão na produção, mas ao mesmo tempo em que nomeamos um estilo para a cerveja, ela deve seguir as expectativas propostas para não frustar o degustador ao esperar um tipo de sabor e aroma e receber outro.
Se o foco do fabricante artesanal e caseiro é ajudar a educar o paladar do brasileiro, devemos seguir os padrões pré-definidos para criarmos a regra ou fugiremos da mesma como aconteceu com nossas Pilsens industrializadas onde todas são iguais e nenhuma é Pilsen.
Foto: Telecerveja
Resposta do fabricante, Marco Falcone:

Amigos, resolvi escrever este e-mail para cortar desde já uma avaliação equivocada sobre a Falke Bier Ouro Preto que está se espalhando por blogs. Gosto de receber críticas construtivas, mas daí, insistir no erro, não dá! O Patrick informou que se decepcionou com a cerveja, apesar de boa, por não se enquadrar no estilo. Mas vejamos bem: Os estilos qualificados hoje são: Munich Dunkel, Schwarzbier e Dark American Lager. Realmente não fizemos a cerveja para se enquadrar nisto. Não sei se quando o Patrick informou que não se adequa o estilo "German Dunkel", a que parâmetro se referiu, a que cerveja neste estilo comparou para dizer que suas papilas gustativas esperavam outra coisa, pois não existe nada que estabeleça este estilo, o estilo que sequer é descrito em compêndios atuais, porque não poderia ter "aromas de café pronunciados".
Nossas cervejas são baseadas na tradição, estudadas a fundo para se encaixar no estilo e, no caso da Ouro Preto, é pura tradição alemã, de mais de 500 anos, quando a secagem do malte ainda era feita ou por chama direta no caso dos maltes mais escuros (exemplo: Rauchbier) ou então, no caso dos maltes mais claros, secagem com ar natural (ex.: maltes claros da República Tcheca).
Esta discussão já ocorreu há 1 ano aqui na Acerva Mineira, uns achando que deveria ser enquadrada como Munich Dunkel, outros achavam que deveria ser Schwarzbier e houve quem pensou em Dark American Lager. No final, todos concordaram que não se enquadrava em nenhum deles, era um produto extra, de personalidade, talvez um resgate de um antigo estilo. Daí o conceito, German Lager Dunkel, ou seja, baixa fermentação, e Dunkel, ou seja, escura, em alemão. Os tons de café são adequados sim, vem da torrefação, gerados a exemplo de quando se torra o café, como as boas e antigas Alemãs Dunkel. Isto é a Ouro Preto. Totalmente Reinheitsgebot, conforme sua escola.
Em caso de dúvidas consultem Mestres Cervejeiros renomados como o Paulo Schiaveto e a Cilene Saorin que verão do que falo.
Peço que conste esta resposta em seu blog, e todos que tenham reproduzido a opinião do Patrick, também, pois salvo engano não achei espaço para comentários.
Mais uma vez agradecendo, um grande abraço.
Marco Falcone
Minha resposta:
Com a resposta do amigo Falcone ficou claro que a Ouro Preto, segundo ele, segue um estilo antigo alemão perdido no tempo o qual não conheci em minhas viagens a Alemanha. Em nenhum momento me referi a qualidade da cerveja que achei boa mas sim ao seu estilo acreditando que ela estava encaixada como uma Munich Dunkel. Já que não está menos mal, pois no estilo Munich Dunkel ela realmente não se encaixa. Vivendo e aprendendo.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Novo site da Cerveja Coruja



Sei que não é mais novidade mas para os que ainda não visitaram publico este post sobre o novo site da Cerveja Coruja. O pessoal está de parabéns o site está muito bem feito e criativo. Dos sites que já entrei sobre cervejas artesanais no Brasil não existe nada igual.

Minas Bier Fest 2008 (torcendo para ser o primeiro de muitos)



1º evento do tipo no Brasil, espero que seja importado para nosso estado e para os demais estados produtores de carvejas artesanais do país. Ontem em conversa no almoço com Marco Falcone da Cervejavria Falke ele me passou um breve relato do evento que segue abaixo.


É crescente o apelo em torno das cervejas especiais no Brasil. O momento é propício para consolidar este movimento em Minas, e em Belo Horizonte, que está firmando-se como um dos principais roteiros do turismo de negócios do país. A primeira edição do Minas Bier Fest vai divulgar e fomentar novos negócios envolvendo as cervejas especiais mineiras. São elas: Artesamalt, Backer, Brusk, Falke Bier, Krug Bier, Trovense, Wäls e a Acerva Mineira que é a Associação dos Cervejeiros Artesanais de Minas Gerais. http://www.minasbierfest.com.br/

Dias e horários:


• 30/10 - Quinta-feira - abertura para convidados 19h às 24h

• 31/10 - Sexta-feira de 14h às 24h

• 01/11 - Sábado de 12h às 24h

• 02/11 - Domingo de 11h às 20h


Local:


Domus XX - Br 040 (saída para o RJ - em frente ao Mixx Garden)Avenida Toronto, n° 20 - bairro Jardim Canadá

Contato:(31) 3281.7234

Colorado Demoiselle



Ontem no Extra-Malte, realizado sempre com apoio da Cervejaria Coruja, degustamos a Colorado Demoiselle, já tinha experimentado a mesma no Armazém Bierkeller e não tinha gostado. Como sempre, tomo as cervejas que vou dar minha opinião 2 vezes em diferentes locais, esta foi a oportunidade.
A Colorado Demoiselle é uma cerveja do tipo Porter que incorpora café da região de Alta Mogiana em sua formulação, e é ai que está o problema. A cerveja Porter segundo o BJCP deve ter um aroma de malte com notas de chocolate bem presentes, como o café é adicionado ele acaba matando quase que totalmente o aroma de chocolate da cerveja. No paladar ela deve apresentar mais uma vez notas de chocolate, caramelo, nozes e toffee. Pode ter sabores secundários de café, licor, biscoito e torrado. Nela o café se destaca e muito, tornando esta cerveja pesada demais e enjoativa. A Cervejaria Colorado tem por tradição adicionar algum ingrediente tipicamente brasileiro as suas receitas como a seca e fraca Cauim Pilsen com mandioca e as ótimas Appia Weiss com mel e Indica IPA (India Pale Ale) com rapadura.
Acho que poderiam ter incluído em sua receita ao invés do café, o guaraná, também típico ingrediente brasileiro e que talvez combinasse melhor com o estilo Porter dando uma cara mais tropical a cerveja.
Mas vale a pena a compra para você leitor formar sua própria opinão. Ela já está a venda na Costi bebidas. http://www.costibebidas.com.br/

II Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn


Entre final de novembro e inicio de dezembro acontecerá o II Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn. Ano passado, Leonardo Botto, ganhou a 1º edição do concurso com sua Dama do Lago.
Ao contrário da 1º edição que foi de estilo livre, desta vez a Eisenbahn fará a escolha do estilo que ao que tudo indica será uma Robust Porter. Durante o resto desta semana a Eisenbahn deverá soltar mais detalhes sobre o assunto.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Especial: III Concurso Nacional de Cervejas Artesanais em Belo Horizonte

Eram 8:00 horas da manhã quando entrei na van em direção ao local do evento. No dia anterior o pessoal da AcervA Mineira solicitou a ajuda da AcervA Gaúcha, representada pelo seu presidente Jorge Gitzler, para a organização do evento que começaria as 12:00 horas. Prontamente eu, Herbert Schumacher da Cervejaria Abadessa, Jesael Eckart da Cervejaria Coruja e Carlos Bolzan mestre cervejeiro da Dado Bier oferecemos ajuda ao nosso amigo gaúcho.
Chegando ao evento começamos a organizar a sala de jurados retirando intermináveis caixas de cervejas para a rua que posteriormente foram levadas para o pavilhão da festa e também alguns barris. A quantidade de cerveja era absurda , especialmente por se tratar apenas de cervejas de 1° linha, fiquei impressionado com a mobilização nacinal para que o evento fosse o sucesso que foi.
Faço uma menção em especial a fabricante ColdMix que forneceu 20 chopeiras novas , recém tiradas das caixas sendo um lançamento da empresa, 1° modelo que vejo no país com torneiras belgas acopladas , sensacional. (Atualizado: Recebi mail do pessoal das Chopeiras Memo informando que também já utilizam estas torneiras em seus modelos top de linha. http://www.chopeirasmemo.com.br/ )
Já era perto dàs 12:00 horas quando estava praticamente tudo montado e os primeiros visitantes começaram a chegar , neste momento percebi um fato que me deixou preocupado. Todos os fabricantes artesanais estavam com seus estandes montados com suas chopeiras e promoters e ao lado da entrada do pavilhão estavam ainda caixas da premiada Eisenbahn N°5 e da ótima Baden Baden Weiss lacradas e fora do gelo. Fui dar uma sondada no local e não existia nenhum funcionário de ambas as cervejarias (hoje sendo as 2 de propriedade da Schincariol), como sou um amante das cervejas acabei junto com uma outra pessoa pegando as caixas e levando para o lado de dentro dos estandes e acondicionando as mesmas em caixas de alumínio com gelo, acabei eu mesmo durante o evento servindo e explicando o estilo e características
das cervejas. Durante todo o evento não percebi nenhuma pessoal responsável por estas 2 cervejarias e me perguntei o que poderia ter acontecido, ainda não achei a resposta fica aqui registrado uma grave falha, não da AcervA Mineira que organizou um evento espetacular e único na história do Brasil, mas do marketing da Schincariol Região de Minas Gerais que simplesmente deu as costas ao evento cervejeiro mais importante que já foi realizado com cervejas artesanais no Brasil, mais carinho com nossas meninas de ouro.
Esta é uma crítica construtiva e visa demonstrar o valor que estas marcas tem no mercado premium do Brasil. Este é o mercado que mais cresce em todo o mundo, apesar de ser uma fatia pequena do mercado ela é cada vez maior e não existe nenhum evento que possa ser melhor para a divulgação de cervejas premium do que este, onde se encontravam mais de 600 pessoas do Brasil, todos especialistas no assunto desde degustadores até mestres cervejeiros.
Bom resolvido este problema, todos puderam degustar ambas as marcas e outras diversas presentes no concurso.
Aqui do RS as Cervejarias Abadessa , Coruja e Dado Bier estiveram presentes, a Cervejaria Ijuhy que confirmou presença não apareceu.
Na parte gastrônomica do concurso estiveram presentes restaurantes locais que ofereceram ótimas refeições algumas típicas e outras nem tanto mas todas com qualidade.
Quase no final do concurso foi aberto os primeiros 30 litros da cerveja Tcheca, de autoria dos 3 amigos Leonardo Botto , Edu Passarelli e Alexandre proprietário da Bamberg, causando grande alvoroço no local. Saiba mais em http://cervejatcheca.blogspot.com/
Foram mais de 100 inscritos no concurso com ótimas cervejas, das artesanais comerciais degustadas por mim fica a surpresa com a ótima Wäls Bohemia Pilsen praticamente perfeita.
Parabéns a todos que organizaram e patrocinaram o concurso espero q seja o 1° (aberto ao público) de muitos.
Prosit !!!

Tcherveja Degusta 4º Edição


Segunda-feira, dia 15 de Setembro de 2008, a confraria Tcherveja DEGUSTA visitará a cervejaria Dado Bier. Primeira microcervejaria do Brasil, desde 1994.
A convite do mestre cervejeiro Carlos Bolzan, serão degustados os seis tipos de cervejas regulares, e o da sazonal Dado ABA - American Brown Ale. Os seis rótulos de linha são as Dado Bier Original (pilsen), Royal Black (Bock), Ilex (frutada), de baixa fermentação; e Weiss (de trigo), Red Ale, Belgian Ale, de alta fermentação. Não poderíamos deixar de destacar as duas marcas que receberam a menção de recomendação na avaliação da revista Beer of the World, que são os dois tipos mais recentes na carta, a Ilex e a Belgian.
O serviço do evento inclui as cervejas degustadas, acepipes harmonizados, e táxi coletivo na volta. São apenas 15 passaportes ao preço de R$ 20, que podem ser reservados com os apoiadores do DEGUSTA que são este blog e o do meu confrade Patrick , http://telecerveja.blogspot.com/ .

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Resultado do III Concurso Nacional das AcervAs em BH


A pedidos de alguns leitores abaixo segue o resultado do concurso , assim que a AcervA Mineira liberar a lista de classificação geral a mesma será publicada:

Cateroria IPA (India Pale Ale)
1º Edygil Pupo
2º Christiam Rocha
3º Rodrigo Dutra

Categoria Weizen (Weissbier)
1º Marco Málaga
2º Erik Vieira
3º Ricardo Rosa

Categoria Belgian (Belgian Strong Ale)
1º Raphael Tonera
2º Humberto Ribeiro
3º Leonardo Botto

Movimento Cultura de Boteco


Recebi este texto ontem do "Movimento Cultura de Boteco" e resolvi publicar para apoiar a causa.
A campanha deflagrada recentemente pelo Movimento Cultura de Boteco, visando a garantir a sobrevivência dos músicos e cantores da noite, seriamente afetados pela acentuada queda de movimento nas casas noturnas paulistanas. A proposta chama-se "CULTURA DE BOTECO Delivery" e se trata de uma iniciativa baseada na premissa de que a grande maioria dos paulistanos hoje vive em edifícios e condomínios e que estes quase sempre dispõem de um salão de festas que pode ser requisitado pelos moradores para seus eventos e festividades. Como a cervejinha em lata é comprada no supermercado por menos de um real, os moradores podem convidar os amigos e vizinhos e se cotizarem para pagar o cachê dos artistas, garantindo assim a diversão, a privacidade e gastando bem menos do que num barzinho noturno. Esta nova cultura asseguraria proteção contra as multas e as prisões que tanto estão afastando os boêmios dos botequins. A idéia não é nova, mas muito oportuna. A sugestão partiu dos moradores de um condomínio do Itaim Bibi, onde integrantes do "Cultura de Boteco" já estão fazendo sucesso há várias semanas.
Esta alternativa é apenas uma solução temporária e emergencial, enquanto o poder público não se conscientiza de que TODOS os meios de transporte público da cidade devem ampliar seus horários de circulação durante toda a madrugada.
Se assim fosse, poderiam oferecer ao povo conforto e segurança no percurso casa/trabalho/casa/lazer, pois é sabido que à noite os ônibus e o metrô trafegam praticamente vazios, que a quase totalidade da frota dos coletivos é constituída de veículos novos e confortáveis e que não enfrentam congestionamentos, agregando rapidez à viagem de ida e volta para casa e permitindo inclusive, a economia do preço abusivo praticado pelos estacionamentos dos bairros boêmios. E mesmo que os intervalos na circulação dos ônibus e do metrô tivessem de ser ampliados não haveria problema, pois afinal, quem sai para se divertir não precisa ter pressa... mas, se tiver, sempre pode pegar um taxi.
Isso sem falar no enorme alcance social que a medida agregaria, garantindo ao grande contingente de profissionais da noite ( não só os músicos, mas também garçons, pizzaiolos, manobristas, cozinheiros, seguranças, frentistas, entre outros tantos) a certeza de poder chegar em casa mais cedo para o merecido descanso, sem ter de amanhecer o dia à espera de condução, como acontece atualmente. Enquanto o trabalhador do dia dispõe de três a quatro horas por dia para dedicar-se ao convívio familiar, ver TV, etc. (além das oito recomendadas para o sono), os da noite desperdiçam essas mesmas três a quatro horas sentados nas portas do metrô...
Segundo Celsinho da Cuíca (58), coordenador e único sobrevivente do grupo de fundadores do Movimento, Buenos Aires, com menos de um terço da população de São Paulo, há mais de vinte anos tem seu transporte público operando 24 horas... E a noite portenha há muito já superou a paulistana de antigamente, cartão postal de nossas tradições boêmias. "Nós não somos contra a Lei, não; muito pelo contrário, concordamos plenamente com os enormes benefícios sociais e econômicos auferidos com essa iniciativa, principalmente quanto à significativa redução do número de acidentes, desde que a medida foi implantada", salienta Celsinho, acrescentando: "O que pretendemos é chamar a atenção da sociedade para a questão do desemprego em massa em nossa categoria, já que o movimento nos bares noturnos caiu drasticamente, inviabilizando inclusive muitos estabelecimentos. Atualmente, a gente está tentando promover nossos eventos em condomínios, para conseguir continuar tocando e ganhar algum dinheiro. Mas lugar de músico é no bar, não dentro de prédio residencial. O músico brasileiro hoje vive apenas de aplauso e de esperança de um dia ser descoberto, que possa aparecer na TV, ficar famoso e virar sucesso. E isso não vai acontecer cantando e tocando em casamento ou batizado...Além disso, o botequim sempre foi o berço da Cultura Musical Brasileira, pois que todos os baluartes do nosso cancioneiro popular foram descobertos ou iniciaram suas carreiras nos Botecos da Vida".
O Movimento Cultura de Boteco, foi idealizado e fundado por músicos e artistas em 1996 e luta para resgatar a Noite Paulistana de antigamente, repondo em seu pedestal de origem a verdadeira Música Popular Brasileira. Neste momento de incertezas, convocado pela situação aflitiva que atravessam seus mais de 600 componentes, o "Cultura de Boteco" retoma sua vocação contestadora e convoca VOCÊ a se engajar nesta campanha, pois que ela torna oportuna a reflexão por toda a sociedade civil organizada sobre essa salutar Lei Federal apelidada indevidamente de "Lei Seca" (pois ela não proíbe ninguém de beber, apenas dirigir alcoolizado, embora com parâmetros de dosimetria muito severos e discutíveis. Aliás, se os levarmos à risca, o padre quando rezar a missa, não poderá ir para casa dirigindo...).
O "Cultura de Boteco" está propondo apenas uma discussão pública em busca de uma alternativa de solução para as suas contingências. Participe dela. A presente iniciativa será a expressão maior desse processo, estendendo suas ações para todo o País, constituindo-se numa manifestação da multiculturalidade musical típica de São Paulo e da sua criatividade inovadora e que queremos oferecer ao Brasil que todos desejamos às futuras gerações.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Extra-Malte com Cilene Saorin

Com o patrocínio de Nacional Supermercados e em parceria com o burgomestre Sady Homrich e com a Cerveja Coruja, esta edição do Extra-malte recebe a beer sommelier Cilene Saorin. Mestre-cervejeira especializada em análise sensorial, ela preside a Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte (Cobracem) e edita a revista especializada Beer Life. Enquanto Sady Homrich conduz o bate-papo, o público degusta as cervejas Dado Bier American Brown Ale, Falke Bier Estrada Real (English IPA), Falke Bier Ouro Preto (German Dunkel) e Colorado Demoiselle (Porter com café). Para acompanhar, uma seleção especial de queijos oferecida pela delicatessen porto-alegrense A Queijaria.
Data: 8 de setembro, segunda-feira
Horário: 20h
Valores: R$ 20,00 (mesa) ou R$ 15,00 (platéia), com direito a degustações das cervejas e dos acepipes especiais do dia.
Local: Rua José do Patrocínio - 698 Cidade Baixa Porto Alegre
Telefone: (51) 3254.7200 Fax: (51) 3254.7215

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Beers of the World classifica Dado Bier ILEX e Belgian Ale entre as melhores do mundo


Jeff Evans da Beers of the World, classificou as cervejas Dado Bier ILEX e a Dado Bier Belgian Ale entre as melhores do mundo.
A ILEX uma cerveja de baixa fermentação, 7%vol. de álcool, elaborada com erva-mate dando à cerveja aroma e sabor marcantes, cujo nome é devido ao nome científico da erva ser Ilex paraguariensis. Esta cerveja recebeu nota 7,75.
A Belgian Ale é de alto teor alcoólico(8,5%vol), recebe um blend de 5 tipos de maltes e fermento importado da bélgica especialmente para ela.
A Belgian recebeu nota 8,0 e selo recomendando.

Para termos uma idéia abaixo notas de outras cervejas :
Trappist Achel Blonde: 8,25
Hoegaarden: 7,75
La Trappe Dubbel: 8
Pilsener Urquell: 8,25
Chimay Grande Réserve: 8

Cervejaria Dado Bier lança Belgian Ale em Siphons de 1L e 2L


A Cervejaria Dado Bier acaba de lançar a sua cerveja Belgian Ale em Siphons importados da Alemanha de 1 e 2 litros , exclusivamente para degustação na filial do Bourbon Country. As garrafas não estão a venda e são para degustação somente no local.
Como são garrafas belíssimas acredito que a procura devará forçar a venda das mesmas em um futuro próximo.

Grupo Schincariol anuncia venda exclusiva

Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Schincariol fecha patrocínio com a Semana Farroupilha e será o fornecedor exclusivo das bebidas que abastecerão o Parque da Harmonia, entre os dias sete e 21 de setembro. O mix de produtos que estará nos mais de 40 pontos-de-venda do local incluirá a cerveja e o Chopp Nova Schin, toda a linha Schin Refrigerantes, a Água Mineral Schincariol e os sucos Skinka. Além dos quatro mil acampados, a previsão dos organizadores é de que 600 mil pessoas visitem o espaço ao longo dos 14 dias de programação.

Cerveja Devassa já está a venda no Nacional e BIG Supermercados


A cerveja premium Devassa já pode ser encontrada nas gôndolas da rede Wal-Mart de Porto Alegre e em casas especiais da Serra Gaúcha e da capital. Carioca, a bebida chega nas três versões: Loura (Pilsen), Ruiva (Pale Ale) e Negra (Dark Ale), em embalagens Long Neck. Elaborada a partir de maltes selecionados e importados, a Devassa figura na categoria de cervejas especiais e é produzida em fábrica própria na cidade de Cachoeiras de Macacú (RJ).

Direto de BH 2: Curso de degustação Cilene Saorin


Após a chegada ao aeroporto de BH fomos direto para o restaurante Paladino onde estava ocorrendo o curso de degustação ministrado pela mestre-cervejeira Cilene Saorin, aos jurados do concurso , entre eles Herbert Schumacher da Cervejaria Abadessa e Carlos Bolzan mestre cervejeiro da Cervejaria DadoBier.
Junto de Jorge Gitzler presidente da Acerva Gúcha e de Jesael Eckert sócio-proprietário da Cervejaria Coruja, ficamos em uma mesa ao lado saboreando as cervejas Falke Red , Pilsen e Dunkel e aproveitando o curso. Não existe nada parecido no Brasil se tratando em cursos de degustação de cervejas , o padrão do curso dado pela Cilene segue os mesmos padrões de diversos cursos Europeus e Americanos com uma linha altamente profissional e prática, com a análise sensorial de alguns dos atributos comuns nas cervejas, fáceis de serem encontrados, alguns positivos e outros nem tanto. O curso contou com material desenvolvido pela Flavor Activ, empresa inglesa líder na área de gestão da qualidade sensorial de cervejas. Após o curso foi ofericido uma janta pela Acerva mineira com cervejas da Cervejaria Falke de BH , incluindo seu novo lançamento a Falke Estrada Real IPA (India Pale Ale). A organização da janta, oferecida apenas aos jurados e convidados, e do concurso estavam muito boas , no próximo post passarei as impressões do concurso.

Foto: Cilene Saorin



Direto de BH: Eisenbahn lança Oktoberfest Bier




No caminho para o III Concurso Nacional das Acervas em BH tive contato na Van do evento com o Juliano Mendes ex-proprietário Eisenbah que portava algumas garrafas da nova cerveja , 1º lançada após a compra da cervejaria pela Schincariol. A Eisenbahn Oktoberfest Bier é uma edição sazonal e estará disponível nos meses de setembro e outubro, segue a linha das oktoberfest bier alemãs. O lançamento é uma estratégia da empresa para o evento de Blumenau neste ano.
História: Antigamente, sem sistemas de refrigeração à disposição, os cervejeiros produziam cervejas fortes na primavera (em março) e as guardavam em caves sob as montanhas, repletas de gelo. Para comemorar a época de colheita da agricultura, consumiam essas cervejas apenas em setembro e outubro, em festivais realizados pela região da Baviera. Foi aí que Gabriel teve a idéia de utilizar os novos maltes usados por Anton na produção de um novo estilo de cerveja, que seria então servido somente durante a Oktoberfest. Daí o nome Märzen-Oktoberfest adotado para esse estilo de cerveja.