sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Especial: III Concurso Nacional de Cervejas Artesanais em Belo Horizonte

Eram 8:00 horas da manhã quando entrei na van em direção ao local do evento. No dia anterior o pessoal da AcervA Mineira solicitou a ajuda da AcervA Gaúcha, representada pelo seu presidente Jorge Gitzler, para a organização do evento que começaria as 12:00 horas. Prontamente eu, Herbert Schumacher da Cervejaria Abadessa, Jesael Eckart da Cervejaria Coruja e Carlos Bolzan mestre cervejeiro da Dado Bier oferecemos ajuda ao nosso amigo gaúcho.
Chegando ao evento começamos a organizar a sala de jurados retirando intermináveis caixas de cervejas para a rua que posteriormente foram levadas para o pavilhão da festa e também alguns barris. A quantidade de cerveja era absurda , especialmente por se tratar apenas de cervejas de 1° linha, fiquei impressionado com a mobilização nacinal para que o evento fosse o sucesso que foi.
Faço uma menção em especial a fabricante ColdMix que forneceu 20 chopeiras novas , recém tiradas das caixas sendo um lançamento da empresa, 1° modelo que vejo no país com torneiras belgas acopladas , sensacional. (Atualizado: Recebi mail do pessoal das Chopeiras Memo informando que também já utilizam estas torneiras em seus modelos top de linha. http://www.chopeirasmemo.com.br/ )
Já era perto dàs 12:00 horas quando estava praticamente tudo montado e os primeiros visitantes começaram a chegar , neste momento percebi um fato que me deixou preocupado. Todos os fabricantes artesanais estavam com seus estandes montados com suas chopeiras e promoters e ao lado da entrada do pavilhão estavam ainda caixas da premiada Eisenbahn N°5 e da ótima Baden Baden Weiss lacradas e fora do gelo. Fui dar uma sondada no local e não existia nenhum funcionário de ambas as cervejarias (hoje sendo as 2 de propriedade da Schincariol), como sou um amante das cervejas acabei junto com uma outra pessoa pegando as caixas e levando para o lado de dentro dos estandes e acondicionando as mesmas em caixas de alumínio com gelo, acabei eu mesmo durante o evento servindo e explicando o estilo e características
das cervejas. Durante todo o evento não percebi nenhuma pessoal responsável por estas 2 cervejarias e me perguntei o que poderia ter acontecido, ainda não achei a resposta fica aqui registrado uma grave falha, não da AcervA Mineira que organizou um evento espetacular e único na história do Brasil, mas do marketing da Schincariol Região de Minas Gerais que simplesmente deu as costas ao evento cervejeiro mais importante que já foi realizado com cervejas artesanais no Brasil, mais carinho com nossas meninas de ouro.
Esta é uma crítica construtiva e visa demonstrar o valor que estas marcas tem no mercado premium do Brasil. Este é o mercado que mais cresce em todo o mundo, apesar de ser uma fatia pequena do mercado ela é cada vez maior e não existe nenhum evento que possa ser melhor para a divulgação de cervejas premium do que este, onde se encontravam mais de 600 pessoas do Brasil, todos especialistas no assunto desde degustadores até mestres cervejeiros.
Bom resolvido este problema, todos puderam degustar ambas as marcas e outras diversas presentes no concurso.
Aqui do RS as Cervejarias Abadessa , Coruja e Dado Bier estiveram presentes, a Cervejaria Ijuhy que confirmou presença não apareceu.
Na parte gastrônomica do concurso estiveram presentes restaurantes locais que ofereceram ótimas refeições algumas típicas e outras nem tanto mas todas com qualidade.
Quase no final do concurso foi aberto os primeiros 30 litros da cerveja Tcheca, de autoria dos 3 amigos Leonardo Botto , Edu Passarelli e Alexandre proprietário da Bamberg, causando grande alvoroço no local. Saiba mais em http://cervejatcheca.blogspot.com/
Foram mais de 100 inscritos no concurso com ótimas cervejas, das artesanais comerciais degustadas por mim fica a surpresa com a ótima Wäls Bohemia Pilsen praticamente perfeita.
Parabéns a todos que organizaram e patrocinaram o concurso espero q seja o 1° (aberto ao público) de muitos.
Prosit !!!

Nenhum comentário: