sábado, 13 de setembro de 2008

Nossa Senhora do Ó



Foi inaugurado na última terça-feira no Moinhos de Vento um novo templo cervejeiro em Porto Alegre. Mais uma opção de boas cervejas e acepipes para nossa cidade. A convite do Vagner Piccolo proprietário do estabelecimento fui ontem (sexta-feira) conhecer o ambiente. Ao chegar lá minha primeira surpresa foi seu nome, diferente de tudo que temos aqui em Porto Alegre, mais tarde em casa pesquisei sobre o nome e achei a definição que segue abaixo:
"Nossa Senhora do Ó é uma devoção mariana surgida em Toledo, na Espanha, remontando à época do X Concílio, presidido pelo arcebispo Santo Eugênio, quando se estipulou que a festa da Anunciação fosse transferida para o dia 18 de Dezembro. Sucedido no cargo por seu sobrinho, Santo Ildefonso, este determinou, por sua vez, que essa festa se celebrasse no mesmo dia, mas com o título de Expectação do Parto da Beatíssima Virgem Maria. Pelo fato de, nas vésperas, se proferirem as antífonas maiores, iniciadas pela exclamação (ou suspiro) “Oh!”, o povo teria passado a denominar essa solenidade como Nossa Senhora do Ó".
Bom como nosso assunto é cerveja vamos ao que interessa, o bar é extremamente acolhedor repleto de quadros, garrafas e bolachas remetendo ao mundo da cerveja. No cardápio encontramos desde marcas mais industrializadas como Bavária Premium até as artesanais da Cervejaria Schmitt passando por diversas importadas. O cardápio felizmente se divide por estilo e não por país como é mais comum aqui em Porto Alegre e ao meu ver está errado.
Entre os diversos acepipes destaca-se a coxinha de galinha, "importada" do FrangÓ de São Paulo cujo proprietário é irmão do Piccolo.
Em todo o local percebemos um cuidado muito grande com as cervejas desde seu armazenamento até o controle de vencimento e cuidado ao servir com um serviço de atentimento de primeira linha e conhecedor do que vende, destaque para o beer expert Guinter Manfroi.
Algumas cervejas do local, só encontrei lá, entre elas a Leffe Radieuse, que ainda não tinha provado e é muito boa.
Os petiscos do local e sobremesas ficam a cargo da esposa e também sócia do Nossa Senhora do Ó, Mariana Castilhos.
A alguns "posts" atrás eu fiz uma lista dos 6 melhores locais para se beber cerveja em Porto Alegre, agora são 7 sendo que o Nossa Senhora do Ó sobe ao topo em conjunto com o Bierkeller.



Da esquerda para direita: Piccolo, Mariana Castilhos, eu e Guinter Manfroi.
Local: Nossa Senhora do Ó
Endereço: Dinarte Ribeiro quase esquina com Barão de Santo Angêlo
Horário: de terça a domingo das 17h as 23:30h

Nenhum comentário: