quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Degusta no Dado Bier


Na última segunda-feria dia 15 a confraria Tcherveja Degusta da qual faço parte esteve visitando a fábrica da Cervejaria Dado Bier, no DC Navegantes em Porto Alegre.
A convite do mestre cervejeiro Carlos Bolzan degustamos os 3 últimos lançamentos: Ilex , Balgian Ale e American Brown Ale, esta ainda com comercialização somente nas filiais da Dado Bier em Barril.
Na noite da degustação conhecemos um pouco mais a fundo o processo de fabricação, pasteurização e engarrafamento das cervejas Dado Bier. A fábrica está instalada nas antigas caldeiras da Fábrica têxtil Renner, um local muito bonito e bem restaurado. Pela grande presença no mercado de cervejas a fábrica até surpreende por seu tamanho reduzido apesar de já ter planos de expansão para os próximos anos. O mestre cervejeiro Carlos Bolzan entrou na Dado Bier a 2 anos e desde então lançou 4 novas cervejas e também ajustou todas as outras existentes para os padrões de fabricação por ele melhor definidos. Notamos na fábrica que tudo é bem pensado e estruturado, administrado por quem gosta do que faz. Por já ter trabalhado em grandes cervejarias, Bolzan realiza todos os testes necessários em seus lotes para manter o padrão das cervejas fábricadas no mais alto nível. ao perguntar a ele qual próximo lançamento ele foi direto: quando sair te aviso, mas já tinha visto em um tanque pequeno um teste de alguma cerveja que não sei qual é, mas de coloração acobreada (talvez uma IPA, Belgian Dubbel ou uma Kölsch quem viver verá), aliás Bolzan está sempre em busca de novos sabores e para isso conta com uma cervejaria caseira de origem belga instalada na fábrica que produz 30 litros para os testes e futuros lançamentos.
A American Brown Ale é uma ótima cerveja com um bom drinkability e deve fazer muito sucesso no mercado quando entrar em long neck. A Ilex apesar de exótica é uma boa cerveja para ser degustada com cautela pois pode se tornar enjoativa e já por último a Belgian Ale é a jóia da coroa e dispensa maiores comentários vá agora ao supermercado e compre.
A conclusão que chegamos na fábrica é que a Cervejaria Dado Bier está com cervejas ótimas e bem feitas, sempre evoluindo no mercado do qual foi a 1º e participa a 14 anos, tendo altos e baixos, hoje acredito que tenha chegado no seu melhor momento e equilibrio.

Nenhum comentário: