sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Cervejaria Abadessa prepara lançamento de sua Doppelbock

Está programado para final de maio/2008 o lançamento da Emigrator D-Bock , cerveja de produção sazonal (inverno) , tipo bock dupla de baixa fermentação, natural, não filtrada, forte e intensa, de cor marrom avermelhado, sabor de malte levemente adocicado.


Este tipo de cerveja é uma especialidade da Bavaria, foi produzida inicialmente pelos monges de São Francisco de Paula. A graduação alcoólica varia de 6% a 10%. As versões históricas continham menos álcool e eram mais adoçicadas , consideradas "pão liquído" pelos monges. A maioria das versões são escuras , mas existem também versões pale. A coloração varia do dourado profundo até o marrom escuro , com um grande , cremoso e persistente colarinho de cor que varia desde branco ao cobre. As Doppelbocks com alto grau alcoólico , no geral , não apresentam uma boa retenção de colarinho.Tem um aroma muito forte de malte e também de malte torrado. Algumas podem conter aroma de álcool e as escuras possuem um aroma leve de chocolate e frutas. O sabor é muito rico em malte , com notas de malte torrado e um acentuado sabor de álcool. A maioria das versões são adocicadas devido ao baixo sabor de lúpulo. As versões pale podem ter o "retrogosto" seco.


Exemplos comerciais: Tucher Bajuvator, Troeg's Troegenator, Augustiner Maximator, Weihenstephan Korbinian, Abita Andygator, Tettnanger Coronator etc. Os monges que criaram a primeira cerveja Doppelbock , deram o nome a sua cerveja de "Salvator" , que hoje é uma marca registrada da Paulaner. Para homenagear a original , é tradicional as cervejarias que produzem Doppelbock darem o nome de suas cervejas com o final "-tor", como é o caso da Cervejaria Abadessa que lançará sua Emigrator.

Nenhum comentário: