segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Harmonização: Filé recheado de gruyère ao molho de 3 cogumelos com Schneider Aventinus



Esta é a cerveja mais famosa da cervejaria Schneider, melhor cervejaria de trigo da cidade de Munique, a quem diga de toda a Alemanha (a melhor cerveja de trigo da Alemanha é a Schoferhofer Hefeweizen , ao meu paladar).
Cerveja com ótimo corpo e sabor duradouro, perfeita para as noites de inverno que virão em 2008. Ótima para acompanhar carnes de gado e caças.

Sobre a cerveja
Cerveja alemã de cor rubi escura, quase preta. Espuma compacta, densa, estável e duradoura. É uma cerveja de trigo, aromática, intensa e complexa. Notas de banana e passas. Paladar suave e fresco, toques de caramelo. Amargor sutil. Fermentada na garrafa. 8,2%vol.

Filé Ingredientes
Parte central da peça de filé, já limpa
300g de queijo gruyère ralado grosso
Sal e pimenta-do-reino
Barbante

Preparo
Corte o filé de forma que se abra uma manta. Tempere com sal e pimenta e espalhe o queijo, deixando as bordas livres. Enrole como um rocambole e amarre com o barbante. Sele o filé em todos os lados, em uma frigideira com azeite quente. Leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos.

Molho Ingredientes
150g de shitake
150g de paris
150g de shimeji
100g de cebola roxa picada
200ml de caldo de carne
60g de manteiga
20ml de azeite
1 colher de sopa de farinha de trigo
20ml de shoyu
Sal e pimenta-do-reino

Preparo
Na mesma frigideira onde o filé foi selado refogue a cebola com a manteiga, a farinha e o azeite, e depois acrescente os cogumelos. Acrescente o caldo e o shoyu e deixe reduzir. Acerte o sal e a pimenta.

Montagem
Fatie o filé e sirva sobre o molho (Pode ser ao ponto também).

Nenhum comentário: