sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Harmonização entre cervejas e queijos



Para quem pensa que queijo só combina com vinho, as cervejas especiais estão entre as melhores combinações possíveis com queijos. Assim como vem acontecendo uma revolução no mundo das cervejas, com o renascimento de cervejas artesanais, o mesmo vem ocorrendo com os queijos. Começam a aparecer os pequenos produtores que fabricam queijos com personalidade. Estes são os que combinam com as cervejas especiais.
Veja por que as cervejas e os queijos combinam tão bem:


SABORES SEMELHANTES
Nas cervejas encontramos diversos aromas e sabores semelhantes aos dos queijos, como os aromas de nozes, castanhas, amêndoas e caramelo, geralmente presentes nos queijos mais curados.


CARBONATAÇÃO
A carbonatação desperta e estimula as papilas gustativas, acentuando os complexos sabores presentes nos queijos. Além disso, os queijos são gordurosos e cremosos, geralmente cobrindo nossa boca como se fossem uma espécie de cera. A carbonatação tem o poder de “lavar” esta gordura da boca, abrindo caminho para que nossas papilas gustativas estejam descobertas e percebam exatamente o sabor da cerveja e do queijo. Ela deixa sua boca pronta para um novo sabor, como se cada mordida ou cada gole fossem sempre os primeiros.


AMARGOR
Junto com a doçura, é responsável pelo equilíbrio da cerveja. Também torna a cerveja refrescante e estimula o apetite. Na combinação com comida, confere certa refrescância e, assim como a carbonatação, corta a gordura que cobre nossas papilas gustativas.


DOÇURA E SABOR DE PÃO
Os pães, assim como as cervejas, são feitos a partir de cereais. Daí tamanha semelhança de sabores, a ponto de chamarmos a cerveja de “pão líquido”. Assim como os queijos combinam bem com pães, facilmente harmonizam com os sabores de malte de cevada e trigo utilizados nas cervejas.
A doçura presente nas cervejas também tem origem no malte de cevada. O açúcar residual, não fermentado, acaba contribuindo para um equilíbrio entre o doce e o amargo. Essa doçura permite uma harmonização com queijos mais adocicados ou com queijos salgados, em uma harmonização por contraste.
Clique na imagem para ver a tabela de queijos para cada tipo de cerveja.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas ah hein Pedrinho! Só tu mesmo pra fazer esses artigos!!! HEHE! Muito bom, vou agora adotar essa tabela nas minhas degustações!!! Gracias chico! Suerte!