segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Steinbier

Nem sempre as cervejas foram feitas em caldeiras de metal. Mesmo os mais antigos métodos onde se utilizavam caldeiras de cobre já são bem atuais para a idade da cerveja. Hoje em dia o mais comum são as panelas de inox ou alumínio (homebrews).
Existem provas de que no ínicio da produção cervejeira da humanidade o mais comum a ser utilizado eram as caldeiras de madeira. Obviamente por serem feitas deste material não era muito inteligente utilizá-las diretamente no fogo. A alternativa mais comum nesta época para produzir cerveja eram as pedras (Stein, pedra em alemão) quentes. Este era o único modo com o qual o cervejeiro poderia ferver o mosto sem danificar a caldeira, até então de madeira.
Além de ferver o mosto este processo também caramelizava os açucares do malte que ficavam encrostados na pedra.
Após a cerveja ser resfriada e retirada da caldeira para fermentar, normalmente as pedras eram adicionadas junto, fazendo com que a cerveja ficasse com um sabor levemente defumado e adocicado.
Hoje em dia a única cervejaria a produzir uma Steinbier na Alemanha é a Rauchenfels, em Neustadt, provavelmente a 1° com este método.
No mundo poucas são as fárbicas que produzem Steinbier, entre elas além da citada, existe a Boscos nos EUA.
Não existem relatos, nem de fábricas nem de tentativas de produção, na América Latina.
Abaixo vídeo com exemplo da produção da fábrica alemã.

Um comentário:

Rodrigo Campos disse...

Olá Pedro,
Adorei este vídeo. O próprio Michael Jackson fazendo a apresentação da cervejaria. O cara era mesmo um Beer Hunter.

Onde foi que você conseguiu este vídeo? Faz parte de alguma coleção do Michael Jackson? Sei que tem uns vídeos de um programa antigo dele para a televisão, mais especificamente do Discovery Channel. Nunca consegui encontrá-los.

Grande abraço.