quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

1° Parada: Cervejaria Antares


A mais famosa cervejaria artesanal Argentina, muitas vezes considerada como a Eisenbahn Argentina. A Cervejaria Antares foi criada em 1998 por Mariana Rodríguez, Leonardo Ferrari e Pablo Rodríguez , a primeira de Mar Del PLata.
Como a maioria das cervejarias artesanais a Antares foi criada a partir do hobby de seus proprietários que desde 1994 já produziam suas primeiras cervejas caseiras.
Após visitar diversos brewpubs e cervejarias locais nos EUA, em 1996 voltando para a Argentina decidiram começar a pensar seriamente na produdção em maior escala para a venda.
Em 1998 foi criada em um velho galpão próximo a Mar del Plata o brewpub da cervejaria Antares, baseado nas suas visitas nos EUA especialmente pela cervejaria Sierra Nevada.
A produção hoje gira em torno dos 60.000 litros.
Degustei todas as cervejas de linha deles que são: Kölsch, Scotch, Porter, Cream Stout, Honey Beer, Barley Wine e Imperial Stout. Talvez por um motivo de marketing e para facilitar a venda todas elas são versões suavizadas dos seus estilos, com execção da Imperial Stout e Barley Wine, minha preferida.
A Scotch, Porter e Cream Stout chegam a passar a impressão de que são blends umas das outras.
Já a versão Kölsch se apresenta extremamente turva, fora do padrão, e sem o sabor seco característico das alemãs originais.
Além das do cardápio, experimentamos uma nova de trigo especial de verão, fabricada com levedura pilsen, de péssima qualidade e sabor, nem perca tempo com ela.
Com bons bares em Buenos Aires a cervejaria é uma boa pedida para degustação, mas não vá com a expectativa de que ela é uma Eisenbahn Argentina, pois a comparação não procede e fica muito longe da nossa mais famosa Cervejaria Artesanal.
Dica: Visitamos as duas casas de Buenos Aires, apesar de a do Puerto Madero ser maior, a casa de Palermo Holywood é mais aconchegante e menos turística.
As cervejas Antares estão a venda nos principais supermercados comprei no Carrefur na faixa de 12 pesos a garrafa de 600ml que apresentou qualidade semelhante as "tiradas", como se fala por lá o nosso famoso chopp.

Onde beber:

Palermo Holyweood - Buenos Alires
Armenia, 1447 - tel 5411 4833 9611

Puerto Madero - Buenos Aires
Alicia Moreau de Justo, 1808 - tel 5411 4315 6371

Um comentário:

Unknown disse...

Tive a clara impressão que todas as cervejas deles usam o mesmo lupulo, cascade, que é produzido na Argentina e é muito barato quando comparado com os outros, o que na minha opnião, tira em muito a qualidade de varios estilos de cervejas que eles produzem. Todas as cervejam são muito parecidas, com o mesmo caracter.