sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Cervejaria Eisenbrück



Abaixo segue entrevista com João Fernando Müller , um dos proprietários da Cervejaria Eisenbrück de Feliz-RS , criada por amigos com uma paixão em comum , a cerveja. Todos sendo ex-funcionários da antiga Serramalte resolveram abrir sua própria cervejaria após o fechamento da Unidade da Antartica.
Quando foi fundada a cervejaria?
Müller: A Cervejaria foi fundada em Janeiro de 2006, sendo que as atividades se iniciaram com o lançamento da nossa cerveja (chopp) no mês de Novembro do mesmo ano na festa da Amora e Morango que se realiza todos os anos no Parque municipal de Feliz.
Quais os tipos de cervejas produzidas?
Müller: Atualmente produzimos a do tipo Pilsen.
São engarrafadas , qual tamanho formato?
Müller: Somente fornecemos em barris.
É necessária a refrigeração permanente das mesmas?
Müller: Nosso produto é natural e não filtrado e sem adjuntos, mantendo refrigerado nós o garantimos por trinta dias.
Quais futuros lançamentos tens em mente?
Müller: Para o próximo ano teremos a cerveja escura , (Bock ou Dunkles)
Qual a produção mensal?
Müller: Nossa capacidade de tanques instalada é para 10 hl mensais.
Conte um pouco mais sobre os sócios/produtores e a história da cervejaria.
Müller: Somos um grupo de ( quatro) de diferentes áreas, e hoje temos a cervejaria como um sonho que está sendo concretizado, as características dos sócios são: Engenheiro Mecânico (20 anos), Técnico Químico(22 anos), Metal/Mecânica (10 anos) e Comercial ( 10 anos), referen-se ao tempo de atividade na Antiga Serramalte ( Grupo Antarctica). Após o fechamento da Serramalte todos seguiram para outros caminhos, mas nós sempre mantínhamos contato, e, mais ou menos 11 anos se passaram até que um de nós deu o pontapé inicial e queria fazer a sua cerveja artesanal em casa, então, ele procurou o amigo metalúrgico, hoje sócio, para fazer alguns equipamentos, porém ele sugeriu que eu falasse com o nosso Engenheiro, hoje sócio, pois ele teria que fazer os desenhos e dimensionar os equipamentos foi aí que ele (engenheiro) sugeriu também falar com nosso outro amigo Técnico Químico (cervejeiro) pois ele estava a disposição e também queria fazer algo a mais. Assim surgiu a nossa cervejaria, toda ela montada por nós, todos os tanques, tinas de mostura, de filtro e toda a montagem e interligação dos equipamentos, o prédio que abriga as instalções foi por nós projetado e executado.
O nome dado “ Cervejaria Eisenbrück”, é em homegem a cidade e sua histórica e centenária Ponte de Ferro.
Onde podemos comprar?
Müller: Hoje somente na fábrica, estamos a procura de parceiros para ampliar as vendas e divulgar nosso produto.

Nenhum comentário: