quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Bar Brahma começa parcerias para rede



A esquina mais famosa do país - no cruzamento das avenidas Ipiranga e São João - já conheceu altos e baixos. Três décadas antes de se tornar famosa nos versos de "Sampa", de Caetano Veloso, em 1978, que tomou o lugar como uma síntese do caótico modo de vida paulistano, a esquina já era ponto de referência do Bar Brahma, aberto em 1948. O fundador foi o alemão Henrique Hillebrecht e desde então a casa trocou de mãos pelo menos três vezes.
Em 1997, o bar reabriu com o nome de São João 677 - uma referência ao endereço, quase na esquina da Ipiranga com a São João, e sem a exclusividade da venda do chope e da cerveja da Brahma, sua marca histórica desde o início. Essa experiência durou pouco tempo. Em 2001 foi parar nas mãos dos atuais donos, Álvaro Aoás e Luis Marcelo Lacerda.
A mistura dos sócios é curiosa: Aoás acumula 26 anos como empreendedor, já vendeu de pastel a vagas em estacionamento, colecionando 38 tipos diferentes de negócios. Lacerda é formado em administração de empresas e construiu a carreira como consultor. "Eu faço as vezes de relações públicas e dou a última palavra nas questões operacionais, do cardápio ao músico do dia. Lacerda fica responsável pela área administrativa e financeira", conta Aoás.
É nessas duas últimas áreas que o Brahma tem feito as maiores mudanças. A empresa foi dividida em duas frentes: a Fábrica de Bares e a BB House. A primeira deve ser responsável pela abertura de pelo menos 15 novas unidades do Bar Brahma e bares temáticos até 2013, com investimentos aproximados de R$ 22 milhões, sendo R$ 10 milhões do próprio Brahma e o restante de parceiros, como AmBev ou Magazine Luiza. Já a BB House é uma empresa de eventos, que gerencia o camarote Bar Brahma nas festas do Peão de Barretos e do Carnaval.
"Também vamos aproveitar parceiros como ABN Amro Real, Visa e Samsung, cedendo a eles espaço no bar para ações de mídia e fidelização", afirma Aoás, que contratou recentemente um ex-franqueado do McDonald's e outros dois executivos da rede de fast food para trabalhar no Brahma. "Já estamos pensando em rede", diz o empresário, que este ano abriu o primeiro bar temático, ao lado do Brahma: a Esquina da MPB (que, agora sim, está no cruzamento da Ipiranga com a São João). Ao todo, Esquina da MPB e Bar Brahma servem 80 mil copos de chope por mês.

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