sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Baviera, a Alemanha começa aqui



A Baviera é o maior estado alemão em superfície, e sua população de 12 milhões de habitantes cultiva as tradições como em nenhuma outra parte da Alemanha.
Até 1950 predominava na Baviera a agricultura como principal ramo econômico. E ainda hoje, a região pré-alpina e outras partes do território bávaro dependem da agricultura e da silvicultura. Mas a partir de meados do século passado, a região transformou-se num moderno estado industrial e de prestação de serviços.
A Baviera é hoje o centro número um da tecnologia avançada na Alemanha. O estado dispõe de uma competência excepcional em tecnologia da informação e comunicação, biotecnologia, tecnologia genética e técnica medicinal.
A Baviera deve sua grande atratividade turística à rica herança histórico-cultural, como também ao encanto de sua impressionante beleza natural. Os Alpes, com o pico mais alto da Alemanha – o Zugspitze (2.962 metros), a região pré-alpina com lagos maravilhosos como o Chiemsee e o Königssee, o Parque Nacional da Floresta Bávara (Bayerischer Wald), as florestas Fränkische Alb, Fichtelgebirge e Steigerwald, entre outros, oferecem ao turista atrações incomparáveis.
O estado é rico em extensos parques urbanos – como o de Schönbusch em Aschaffenburg, o Hofgarten em Ansbach ou o Jardim Inglês (Englischer Garten) em Munique – e em castelos e palácios suntuosos, ressaltando-se os do "rei dos contos de fada" Ludwig 2º: Lindenhof, Neuschwanstein e Herrenschiemsee.
O traje típico não é usado apenas por ocasião de grandes festividades populares, como na anual festa da cerveja, a Oktoberfest, em Munique. A cerveja bávara (preparada segundo o preceito de pureza de 1516) é mundialmente conhecida; o lúpulo para tal fabrico é cultivado no próprio estado. Mas também os vinhos da Francônia são apreciados pelos conhecedores.
A capital, Munique, é um centro significativo da ciência e da pesquisa, em decorrência sobretudo das renomadas universidades e de outros estabelecimentos de ensino superior, da Biblioteca Estatal Bávara – uma das maiores da Europa, com mais de 6 milhões de volumes – do Instituto Max Planck de Física do Plasma, do reator de pesquisas e de outras instituições. Munique possui no Deutsches Museum a maior coleção mundial da história das ciências naturais e da técnica, além de numerosas edificações históricas e museus de arte.
As outras grandes cidades bávaras são: Nurembergue (491 mil habitantes), Augsburg (258 mil habitantes), Würzburg (130 mil habitantes), Regensburg (127 mil habitantes), Ingolstadt (117 mil habitantes), Fürth (111 mil habitantes) e Erlangen (102 mil habitantes).


O grande brasão estatal da Baviera contém em quatro campos as armas de quatro territórios que compõem o estado: Palatinado, Francônia, Baixa Baviera e Suábia. A parte central é formada pelo escudo com losangos brancos e azuis, adotado a partir de 1242 como imagem heráldica pela família real bávara dos Wittelsbacher. Sobre o escudo repousa uma coroa foliforme dourada com pedras vermelhas e verdes. O pequeno brasão da Baviera, de uso mais corrente, mostra apenas o escudo central com os losangos brancos e azuis, sobreposto pela coroa dourada.
Estado Livre da Baviera
Capital: Munique
Superfície: 70.552 km²
População: 12,0 milhões

Nenhum comentário: