sexta-feira, 28 de março de 2008

El Bolson , o lúpulo do hemisfério sul


Em 1900 o alemão Otto Tipp desembarcou em El Bolson (Patagônia Argentina) , trazendo consigo a receita para elaborar cerveja artesanal. Otto Tipp fabricava a cerveja em sua casa e toda a comunidade celebrava o acontecimento, por volta de 1914 Otto abriu em El Bolson sua pequena fábrica de cerveja , segundo contam os antigos moradores do povoado , Otto Tipp içava uma bandeira branca sobre sua casa , anunciando que a bebida estava pronta para ser consumida. Assim é como começa a história da cerveja artesanal de El Bolson.
Otto Tipp organizava festas em sua casa , onde as vezes passavam o dia bebendo e conversando , o alemão entonava canções em seu idioma natal e tocava órgão. Naquela época se colhia o lúpulo dos alambrados e nas praças, estes antigos moradores de El Bolson , que recolhiam as flores , jamais imaginaram que seu povo se converteria no principal produtor de lúpulo da Argentina , constituindo-se como a Capital Nacional Do Lúpulo.
Originalmente o cultivo do lúpulo se limitava ao ornamental , se aplicava em receitas culinárias extrangeiras e era utilizado por aqueles que produziam sua cerveja artesanal.
Isto ocorreu até o ano de 1958. na década de 80 foram importadas dos Estados Unidos , numerosas variedades de lúpulo sendo que o que se melhor adaptou ao clima de El Bolson o "Cascade" (aromático). Inlcusive se mostrou de melhor qualidade e rendimento do que seu ambiente de origem.
O "Cascade" melhorou suas condições organolépticas , tornando seu aroma mais suave, fino e um elevado teor de ácido alfa até os limites mais altos para um lúpulo aromático (7.5% alfa). Em geral , os mestres cervejeiros para conseguir um sabor correto para suas diferentes cervejas , utilizam lúpulo de grande poder de amargor (americanos) e para o buquê final os aromáticos que nunca excedem o teor de 3.5% de alfa (europeu). No Cascade que se produz em El Bolson os cervejeiros podem encontrar estas duas propriedades em uma mesma variedade.
No ano de 1986 nasceu a 1° microcervejaria de El Bolson, hoje são mais de 10 microcervejarias em El Bolson.
No território existe todas as condições para a produção de uma ótima cerveja , a água patagônica , o lúpulo , o clima e o solo para o cultivo da cevada , a qual se produz em pequenas quantidades mas que se espera que aumente com o tempo.
Todo ano se realiaza em El Bolson o Festival Nacional do Lúpulo , a 2 anos foi inaugurado a Câmara de Cervejeiros Artesanais da patagônia Andina constituída pelas cervejarias artesanais: Araucana , Cavall de Foc , Pilker , Rupestre e Vikinga. A câmara projeta criar também a Festa da Cerveja Artesanal e o 1° Congresso Cervejeiro no Lago Escondido.
A produção é feita na comarca andina do paralelo 42. São produzidas cervejas do tipo Pilsen , Porter , Ale , com essências e frutadas (estilo Lambic) com framboesa , grosselha e cassis.

Mais informações acesse o site: http://www.elbolson.com/

Nenhum comentário: