segunda-feira, 14 de abril de 2008

Visita ao Mosteiro Andechs , na Bavária , sacia corpo e espírito




Situado sobre o Monte Santo, à margem do lago Ammersee, o Mosteiro Andechs é famoso por sua excelente cerveja e pela boa cozinha. Ele atrai visitantes do mundo inteiro interessados em saciar corpo e espírito.
Uma regra de São Bento encontra-se no fundamento da fama do Mosteiro Andechs. "Todos os hóspedes devem ser recebidos como Cristo", determinou o fundador da ordem dos beneditinos. O preceito sempre foi observado pelos monges do mosteiro fundado em 1455 na margem leste do lago Ammersee, na região de Starnberg a sudoeste de Munique.
Os forasteiros encontravam portas abertas ao chegar e eram recebidos com a cerveja que os próprios monges fabricavam. Mais de meio milênio atrás, os peregrinos é que se sentiam atraídos pelo mosteiro situado no alto do chamado "Monte Santo" de Andechs. Hoje ele é um centro de confraternização apreciado por turistas de todo o mundo interessados em cultura e nos prazeres da mesa.
Os monges e seus colaboradores pautam seu trabalho ainda hoje pelo lema "nossa tradição é ser progressista; nosso progresso se deve a uma grande tradição" e cultivam, como já faziam na Idade Média, a boa cozinha e a boa bebida.
Na cervejaria e no restaurante do mosteiro, os hóspedes podem degustar pratos típicos da cozinha bávara e as cervejas do tipo Hell , Dunkel , Weissbier Hell , Radler Hell (50% Hell e 50% suco de limão) , Radler Bock (50% Bock e 50% suco de limão) e a Russ'n Hell (50% suco de limão 50% e Hefe-Weizen)
degustei a Hell e a Dunkel em Munique e considero a Spezial Dunkel uma das melhores Dunkel que já tomei , existe também a Apfelweisse com cidra de maçã. Fabricadas segundo uma tradição centenária e receitas aperfeiçoadas ao longo dos séculos. Quando o tempo está bonito apreciam, sentados nos terraços, a bela paisagem da região contemplando os Alpes da Baviera.
O "Monte Santo" já era um local de culto desde a Antigüidade. A atual forma barroca do mosteiro fundado no século 15 remonta ao ano de 1755. O "refeitório" que deu origem ao atual restaurante é ainda mais antigo que o mosteiro, tendo sido registrado em documento pela primeira vez em 1438. Ele foi anexado ao mosteiro pelo conde Alberto 3º, em cuja regência se deu a fundação do convento.
As amplas dependências do Mosteiro Andechs são cenário de um variado programa cultural, valendo destaque para o Festival Orff, que se realiza anualmente em homenagem ao compostir de Carmina Burana.

Nenhum comentário: