Tanto se fala quanto a degustação de cervejas abaixo 4 passos para o degustador leigo entender melhor o processo de Trinkability (é uma medida utilizada para verificar quão agradável e atrativa é uma cerveja para que seja consumida em grande quantidade) :
Efeito sensorial - causado pelo aroma, sabor, temperatura e textura da cerveja.
Efeito cognitivo - representa as informações e crenças do consumidor sobre as propriedades da cerveja e seus efeitos sobre o consumidor. Um exemplo deste efeito cognitivo é o da pessoa que não bebe a cerveja de determinada marca pela crença de que esta bebida lhe causará dor de cabeça. Sem saber a marca, sua reação, porém, será outra, com o mesmo produto.
Efeito pós-ingestivo - alterações normais do organismo, causadas pela ingestão de cerveja, como, por exemplo, a distensão ou a taxa de esvaziamento do estômago.
Efeito pós-absortivo - são os mecanismos decorrentes da ação de metabólitos após a sua absorção pelo intestino para a corrente sangüínea. Envolve, por exemplo, a ação do álcool, da glicose e de aminoácidos sobre as funções cerebrais.
Basicamente estes quatro efeitos são responsáveis para determinar o trinkability.
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