terça-feira, 15 de janeiro de 2008

O começo de tudo

Nesta primeira postagem falarei sobre a origem da cerveja ou mais exatamente o que se sabe sobre a origem do famoso pão líquido.
A história da cerveja está intimamente ligada com a história das civilizações de nosso mundo, em um processo de evolução. Pesquisadores afirmam que nossos ancestrais já consumiam um líquido alcoólico resultante da fermentação de cereais imersos em água nas primeiras aldeias da Mesopotâmia , onde hoje é o atual Iraque. A origem da cerveja se perde no tempo. Praticamente todas as bebidas feitas com cereais nos últimos oito mil anos é hoje considerada cerveja.
Os primeiros registros de como se fabricava cerveja foi deixado pelos sumérios e babilônios. A Pedra Azul , um monumento que se encontra hoje no Museu do Louvre , com a data das primeiras civilizações sumérias de cerca de seis mil anos antes de Cristo , contém inscrições de como se fabricava a bebida. Essses povos já produziam mais de 20 tipos de cervejas diferentes e são conhecidos por serem a primeira cultura civilizada a fabricar cerveja.
Não demorou muito para a cerveja se popularizar entre os povos antigos e ultrapassar os limites da Mesopotâmia. Chegando ao Egito passou a ser produzida em larga escala. Datada de 5.400 a.C. a primeira cervejaria , que se tem notícia no Egito Antigo , fabricava a cerveja como moeda e produto de beleza.
Em sumério , cerveja significa pão líquido. Os ingredientes para fabricação do pão e cerveja eram os mesmos na época.
Há registros de que a cerveja era distribuída aos trabalhadores que erguiam as pirâmedes , para se sentirem mais relaxados "após o batente". Por tanto os egípicios foram quem criaram o hábito de tomar uma cervejinha após o trabalho , conhecido hoje como happy hour.
A cerveja que conhecemos hoje foi desenvolvida no Egito e levada pelos conquistadores romanos para a Europa , no ínicio da era Cristã.
Entre os anos 700 e 800 , a cerveja passou a ser fabricada nos mosteiros alemães. De sabor amargo, aos poucos, foi se tornando uma bebida nobre.
Os mosteiros mais antigos que iniciaram a fabricação de cerveja foram os Sr. Gallen (Suiça) , St.Emmeram e Weihenstephan (Alemanha) - este último hoje é a cervejaria mais antiga do mundo em funcionamento datada de 1040. Na idade média , a cerveja era utilizada como mercadoria para comércio , pagamentos e impostos. De certo modo os monges eram vendedores por atacado. No feriado da Páscoa na quaresma , quando os monges tinham de jejuar , passaram a susbtituir o pão pela cerveja. Ainda hoje é usada a expressão cerveja de convento: Klosterbier.
Os monges descobriram que o lúpulo , além de conferir sabor amargo é capaz de estender a vida da cerveja. Foi nos mosteiros que se deu o passo mais importante para o aperfeiçoamento e conservação da bebida.
O mais antigo escrito que registra o uso de lúpulo na cerveja é de 1067 d.C. pela Hildegarda de Bingen , uma mulher.
Para tentar colocar ordem na bebida e evitar produções com matérias primas de qualidade duvidosa e manter a uniformidade entre um barril e outro, as autoridades da Alemanha decretaram algumas normas entre elas a mais conhecida é a Reinheitsgebot , a Lei de Pureza Alemã de 1516 pelo Duque Guilherme IV, da Baviera. Nela a cerveja deve ser produzida com apenas três ingredientes: água , malte e lúpulo. Esta lei vigora até hoje na Alemanha com apenas uma alteração: a adição de fermento.
Outra lei importante foi conhecida alguns anos depois. No verão , o calor acelerava o processo de fermentação , assim as altas concentrações de gás carbônico provocavam explosões de barris que armazenavam cerveja. O problema era constante na região da Baviera. No ano de 1533 , o príncipe Maximíliano I decretou uma licença especial para fabricação da cerveja entre o período do ínicio da primavera e o final do verão. nesta época os monges autorizados buscavam gelo nas montanhas e resfriavam as câmaras de armazenagem dos barris , o que tornava o processo de fermentação mais lento. Assim nasceu a cerveja Lager (depósito em alemão) , mais leve que a fabricada em temperatura ambiente poderia ser estocada por mais tempo.
No ano de 1838 , o mestre cervejeiro Josef Groll foi convidado a trabalhar na cidade de Pilsen, na região da Boêmia , atualmente parte da República Checa , e , em 1842 , por acidente , produziu uma cerveja diferente: em vez de tonalidade opaca conhecida dos tipos Lagers , a que ele criou era translúcida e dourada. A descoberta ganhou o nome da cidade onde foi criada , Pilsen, e foi determinante para o crescimento da indústria cervejeira da região , e mais tarde , do mundo.
Hoje ela é o tipo de cerveja mais apreciada e fabricada no mundo.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.