quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Cervejarias nacionais recebem Prêmio Paladar de Produto do Ano


Como já é de costume, todos os anos o Caderno Paladar do jornal O Estado de São Paulo, elege os melhores pratos e restaurantes da cidade em diversas categorias. Este ano a premiação também contou com a categoria de Produto do Ano onde a cerveja artesanal ganhou destaque merecido.
As cervejarias escolhidas para representar o prêmio foram a Cervejaria Bamberg, Colorado e Falke Bier. Todas cervejarias artesanais nacionais que mantém sua qualidade e sabor inigualável em todas as cervejas.
A Cervejaria Bamberg produziu sua primeira pilsen em 2006 e em pouco tempo recebeu o prêmio de Melhor Cerveja Pilsen Artesanal do país no caderno Paladar. Hoje a microcervejaria de Votorantin produz oito rótulos diferentes de cervejas e conta também com prêmios internacionais, como a medalha de prata no European Beer Star 2009, com a cerveja Rauchbier.
A Cervejaria Colorado, fundada em 1995, abusa da criatividade brasileira, utilizando mandioca, mel, rapadura e café em suas fórmulas, o que lhe rendeu vários prêmios como cerveja do ano em 2007 e 2008 pela revista Prazeres da Mesa e medalha de ouro no European Beer Star 2008.
A Cervejaria Falke Bier, desde sua inauguração em 2004 busca produzir cervejas como uma paixão e por isso é responsável pela produção de cervejas como a Tripel Monasterium, premiada com o Tecnobebida Award 2008, é também a cervejaria licenciada pelo Instituto Estrada Real.
Para as microcervejarias, este prêmio deixa claro que o trabalho feito ao longo do tempo está sendo valorizado, e que a qualidade das cervejas está em primeiro lugar.
“Acredito que este foi um marco na história da cerveja artesanal no Brasil. Receber o reconhecimento de um jornal com a credibilidade do Estadão faz com que outras pessoas que nunca escutaram falar em cerveja artesanal comecem a prestar atenção em nós. Somos artesanais porque quem faz cerveja na nossa cervejaria é o cervejeiro e não o departamento de marketing ou o financeiro”, explica o diretor da Cervejaria Bamberg, Alexandre Bamberg.
“Este prêmio que muito nos honra é o reconhecimento de um trabalho coletivo de inúmeras pequenas cervejarias no sentido de trazer a consciência do consumidor à riqueza e complexidade que pode existir por de trás de um simples copo de cerveja, além de alertá-los para o fato de que não é necessário ser um gigante industrial para se produzir uma excelente cerveja”, diz Marcelo Carneiro da Rocha proprietário da Cervejaria Colorado.
“A premiação do Paladar vem comprovar o momento pujante e revolucionário que o movimento cervejeiro está vivendo no Brasil, que eleva a cerveja de bebida leve e refrescante à uma sofisticada opção, com requintes gastronômicos prazerosos jamais avaliados em anos anteriores. Mostra uma nova era, onde os produtores valorizam a qualidade, sobretudo”, afirma Marco Falcone, cervejeiro e sócio da Falke Bier”

Nenhum comentário: