terça-feira, 16 de junho de 2009

India Pale Ale, qualidade e mercado local

A India Pale Ale, ou IPA, uma cerveja apreciada por poucos até alguns anos atrás hoje se tornou uma cerveja com uma boa saída em bares e supermercados do país.
De estilo inglês e com um sabor característico, normalmente as importadas contém uma alta carga de lúpulo em sua fórmula, a IPA é uma cerveja encorpada que combina bem com carnes vermelhas, caça e ensopados em geral bem como com o inverno.
Hoje encontramos diversas marcas importadas e algumas nacionais deste estilo, além das de amigos homebrews.
Já degustei diversas delas muitas importadas e cheguei a conclusão de que as melhores versões que tomei foram as da Cervejaria Colorado de Ribeirão Preto (especialmente em barril) e da Falke Bier. Outra grande surpresa foi a Stone IPA, mas é uma versão americana da IPA inglesa que não encontramos por aqui com 60 IBU's, ótima cerveja.
Sempre que tomamos a cerveja que é produzida mais perto de nós existe uma grande chance de ela ser realmente melhor do que as outras de longe, mesmo importadas, pois foi a que menos sofreu com todos os problemas relacionados a sua viagem até aqui.
Na Alemanha, Inglaterra e Bélgica é comum os bares terem suas próprias cervejas, onde ela sempre é fresca e servida do barril, muitas vezes de madeira ainda.
Isso não é por acaso, os povos destes países já aprenderam que quando mais fresca uma cerveja melhor ela é , salvo algumas execções a regra.
Em uma visita minha a cervejaria Abadessa creio que em 2006 ou 2007, encontrei por lá fazendo alguns ajustes nas fórmulas o mestre cervejeiro Fritz Tauscher VII da cervejaria Alemã Tettnanger. Quando ele estava almoçando conosco um belo churrasco comecei a conversar com ele e perguntei se ele tinha degustado nossas cervejas industriais, ele respondeu que sim mas que não tinha gostado de nenhuma, então resolvi perguntar a ele qual a melhor cerveja do mundo ele me respondeu: "a que é produzida mais perto de nós", eu rebati informando que tinhamos fábrica de industriais no estado quando ele retrucou "estamos falando de cerveja não?".
Bom toda esta conversa é para informar ou relembrar aos leitores de que nem sempre uma importada ou uma cerveja de renome é melhor do que as nossas ótimas artesanais brasileiras, que devem ser mais valorizadas por nós e pelos nossos governantes.
Dia 22 de Junho estarei indo para a BrasilBrau 2009 onde creio apreciar algumas novidades do mercado cervejeiro nacional.

Um comentário:

Schumacher disse...

Grande Fritz Tauscher VII.