quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Cervejaria Coruja inaugura dia 20/11 "A Toca da Coruja"





No dia 20 de novembro será inaugurado o bar da Cervejaria Coruja, localizado na Cidade Baixa . Ontem fiz uma entrevista com um dos sócios da Cervejaria Coruja, Micael Eckert falando um pouco sobre o bar e a cervejaria, segue baixo:
- Quando foi que tiveram a idéia do bar e qual principal fator de escolha do local?
A idéia vem de longa data. Tivemos quase tudo na mão para abrirmos fazem uns 3 anos. Na época o investimento era alto demais e tínhamos dúvidas se seria a melhor estratégia para a Coruja. Com o tempo reavaliamos e entendemos que seria uma boa alternativa no contexto atual. Desde então, ficamos a procura da oportunidade e de um parceiro para abrirmos o primeiro bar de cervejas especiais. Isto aconteceu no meio deste ano e estamos trabalhando neste projeto fazem 4 meses.
A escolha do local (lado "B"da Cidade Baixa- POA) vem de encontro com o posicionamento da empresa. A Coruja não estará no circuito tradicional do bairro e sim na sua margem. Isto pode parecer estranho, mas sempre acreditamos em locais alternativos para nosso bar. Podemos citar o Bierkeller e a Champanharia Ovelha Negra como exemplos de bons estabelecimentos fora do eixo da noite porto-alegrense.
- Quais cervejas serão comercializadas? Somente da Coruja?
Não, estaremos abertos para boas cervejas especiais. Naturalmente as artesanais gaúchas serão oferecidas junto com as Corujas Extra e Pilsen neste primeiro momento.
- Quem vai comandar o cardápio gastrônomico?
Ficou tudo sob os cuidados do Chef Muskito do Moscerino de Gramado-RS. Ele vem desenvolvendo os acepipes e pratos com pitadas de regionalismo, doses de cultura gastronômica da região do vale do Taquari e claro irreverência Coruja e o padrão " Muskito".
- Sendo somente artesanais, vais vender polar "é daqui", como será a venda?
Bom, não desprezamos a conquista que a Polar teve de mercado. É uma cerveja que mudou muito desde sua compra por uma grande companhia cervejeira e isso em geral não agrada aos que buscam cervejas diferenciadas . Vamos priorizar cervejas não tão comerciais e com crivo da Coruja para servir bem os nossos clientes. Podem haver promoções esporádicas com estas cervejas comerciais na A Toca. Venham conferir!
- Existe possibilidade de termos outros bares da Coruja pelo RS?
Sim, estamos estudando esta possibilidade.
- Qual seu próximo passo para o desenvolvimento da Cervejaria Coruja?
Bom, estamos com alguns projetos em andamento. Todos requerem ajustes e investimentos. No momento precisamos finalizar bem A Toca.
- Vocês tem pretenção de lançar mais algum tipo de cerveja? A IPA do Jesa está nos planos? (Jesael Eckert além de sócio da Cervejaria Coruja também é homebrew)
A IPA do Jesa já está nos planos para uma nova leva lá no Costão em Estrela, no sábado dia 28. Lá produzimos 100 litrinhos apenas para consumo nosso e diversão com os amigos. O convite está feito!
- A Cervejaria Coruja está sempre apoiando projetos para o desenvolvimento cervejeiro no RS, quando teremos uma Oktoberfest das microcervejarias do estado em Porto Alegre?
Acredito que está madura esta idéia. No Extra-malte de seguna-feira passada, nosso convidado Volmir Gava da Egisa disse que está em adiantadas tratativas para haver uma Oktober no meio dos gringos (italianos). Parece que teremos boas novas em Bento Gonçalves. Detalhe que será uma OktoberSerra, já que os alemães fazem contratos com as grandes companhias para fazer suas festas e com isso ficam presos a elas e suas cervejas.
- A pouco tempo você esteve visitando a Alemanha e mais alguns países na Europa, qual foi o seu maior aprendizado por lá, ou maiores?
Difícil de responder isso, Pedro. Teria muito a comentar da Europa. Estive em Pilsen visitando a Urquell, Copenhagen no European Beer Festival e na Carlsberg, Amsterdam e outros locais cervejeiros na Itália e na Alemanha. Eu prefiro ficar com o poder que a cerveja tem culturalmente naqueles países, e cada um com as suas particularidades. Acho que esta é a grande aprendizagem desta viagem.
- Qual sua idéia de futuro perfeito para a Cervejaria Coruja daqui a 10 anos?
Patrocinar o Grêmio na final do mundial interclubes e o Inter na quase volta da terceira divisão...hahah....
Brincadeiras a parte, gostaria de não precisar crescer e crescer para buscar o equilíbrio. Temos muitos tributos e estamos lutando em condições desiguais. Se a situação melhorasse, poderíamos ter cervejarias locais como acontece na Europa. Não gostaria de ver nossas micro-cervejarias como grandes indústrias ou incorporadas por elas, mas como boas e saudáveis empresas com nicho de mercado e área de atuação bem definidas. Cervejas Vivas.

Nenhum comentário: