quarta-feira, 11 de junho de 2008

Para degustadores , até o som da cerveja conta


Quem disse que basta uma cerveja ter o sabor e o cheiro certos para vender? O som também decide se o consumidor voltará a comprá-los. A psicoacústica estuda esses efeitos, em grande parte subconscientes.
A cerveja bávara venderia mais se o seu som fosse mais simpático. "Quanto mais abrupta, menos gradual a passagem do corpo da garrafa para o gargalo, tanto mais harmônico, suculento e erótico o ruído que produz ao servir a bebida." Essa afirmativa tão esotérica é perfeitamente cotidiana para o perito em psicoacústica Friedrich Blutner.
Há anos, ele se ocupa do efeito subjetivo dos ruídos. Além de examinar o gorgolejo das garrafas, sua firma Synotec, sediada na Saxônia, estuda o som de máquinas de lavar, portas de carros e barbeadores, ou o segredo dos violinos Stradivarius, encarregado pela indústria e ciência. Seu mais recente objeto de estudo são as knackwürste – literalmente "salsichas estaladiças", muito apreciadas na Alemanha.
Em 2003, os fabricantes da variedade bávara venderam 2,3 bilhões de litros. Nada mal, e Blutner admite que o seu som é mais simpático que o da kölsch, cerveja de alta fermentação típica da cidade de Colônia.
Porém outras variedades não bávaras produzem um som mais "afirmativo", graças ao ângulo mais agudo levando ao gargalo. "Se os fabricantes conseguissem produzir vibratos mais graves e lentos, como os da pilsener tcheca, sua cerveja poderia ter ainda mais êxito", assegura o engenheiro acústico.
Ele desaconselha o uso de sons artificiais de cerveja na publicidade para o rádio e TV: "O pior que pode acontecer a um produto cuja campanha é baseada no som é não soar de forma consistente". Nesse caso, o cerebelo envia uma mensagem de alarme ao ouvido, e o receptor se sente ludibriado.
Para Blutner, o ideal seria os cervejeiros darem tanta atenção ao som quanto a Porsche: a fabricante dos caríssimos carros-esporte emprega mais de 80 especialistas em acústica de automóveis, a fim de garantir o bom tom para suas criações.

Nenhum comentário: