quinta-feira, 9 de abril de 2009

German Alt


Ontem tive o prazer de degustar em primeira mão a German Alt feita pelo amigo homebrew Alessandro Ren. Creio que seja a 1º do estado pois não tive notícias de outra produção até hoje.
Ela ficou uma ótima cerveja, com final seco, bom amargor e uma bela cor acobreada como pode ser vista na foto. Muito semelhante as que tomei na Alemanha em 2006 só que mais fresca. Abaixo segue a descrição dos insumos utilizados e método pelo próprio Alessandro.

Foram 5 maltes, Pilsen, Munique, Caramunique, Carafa e Melanoidina, dois lúpulos Magnum e Tettnanger, brassagem 1 hora 1 temperatura 67C, fermentação primaria de 10 dias a 19C, que depois descobri estava em 15.5C, tem uma algum problema no meu sensor, talvez posicionamento no freezer, tenho que melhorar isso. Atenuou a 1.016, onde eu queria 1.014/1.012, acho que devido a temperatura baixa, precisaria ficar mais tempo. Usei o mesmo fermento US-05 que fiz a primeira leva de inauguração do equipamento em 24 de Janeiro desse ano.


Abraço,


Alessandro Ren
OBS: O copo utilizado na foto é da Diebels Alt

11 comentários:

Unknown disse...

Pedro, A ESB que vc provou na festa da Acerva Gaúcha era originalmente uma Alt bier, porém como não conseguimos fazer o fermento ativar e replicá-lo (german alt) mandamos de US-05 mesmo. Após várias pesquisas, vimos que com esse fermento e pelas características tínhamos feito uma ESB.

Ab.

Chaulet

Marcos disse...

Muito interessante, pela descrição da receita ela deve ter ficado próxima da Altbier que fizemos no final do ano passado.

Dos maltes citados, apenas não usamos o Caramunique. Por outro lado, utilizamos também o Carared, Pale Ale e Vienna (4% de cada). Os lúpulos foram os mesmos. De fermento, metade foi com US-05 e a outra metade com Nottingham.

Pena que não temos exemplares comerciais deste estilo (além da Bamberg que é sazonal).

Abraços,
Marcos O. Jr.

Anônimo disse...

Não é uma altbier, como considerou bem o Chaulet. Tente um Safale K97 na falta de um german ale.
EB

Unknown disse...

Não há duvida que o ideial seria o German Ale 1007, so que de dificil acesso no Brasil. Tanto o US-05 quanto o K-97 tem as caracteristicas que procuro na minha Alt que em comparações com uma alt alema, foi considerada melhor, ate por ser uma cerveja fresca, não passou por transporte. Alem do mais estou reutilizando o US-05 na terceira geração, o que gerou um cerveja com paladar mais neutro, bem o que procurava para essa Alt. Discordo de US-05 ser usado para ESB, acredito que para uma English Especial Bitter, os fermentos mais de acordo seriam S-04, nottingan e windsor, dentro da realidade brasileira de acesso a fermentos secos.
Alessandro Ren, Cervejaria do Mestre.

Anônimo disse...

Dirty Al. Explica para mim o que faz vc concluir que esta cerveja é uma altbier e não uma american amber ale. For sure, ESB não era a designação mais correta para aquela american amber ale. Não encontro na literatura altbier com US 05, que a rigor é um fermento de alta americano.

Unknown disse...

Lupulos fazem a diferença e o profile da german alt é uma Ale clean, muito pouco frutada quando algum sabor frutado residual apos a maturação, mesmo profile do fermento California Ale que foi utilizado.

Anônimo disse...

Caro Dirty Al. Respeito sua opinião, mas o US05 antes denominado US56 advém do american ale (Wyeast 1056), sendo desidratado. É um fermento neutro, que trabalha a temperaturas até mais baixas e então produz poucos ésteres o que a deixa com perfil neutro. Mas sabor é sabor. É difícil imaginar uma cerveja inglesa feita com fermento de trigo alemão, ou uma belga com fermento inglês. Para mim o fermento é tudo e é difícil vc chamar uma cerveja de altbier sem pelo menos ter um fermento ale europeu, se não dispuser do alemão. Try it again.

Leonardo Sewald disse...

O Pedro tem que corrigir essa postagem, pois esta não é a primeira alt do estado. Provei ontem a cerveja e realmente é muito boa. Mas não é uma altbier devido ao fermento utilizado, que concede à cerveja uma certa pungência de sabor (típico de fermentos de alta fermentação) que a altbier não tem, pois fermenta a temperaturas mais baixas.

Leonardo Sewald disse...

Outra coisa: dizer que US-05 não faz ESB é discordar do Beer Tools. Quando tivemos o problema com o nosso fermento de alt e trocamos pelo US-05, trocamos o fermento no Beertools e fomos pesquisar em qual estilo BJCP a cerveja se encaixava melhor, segundo às características exibidas pelo Beertools. Não foi uma nomenclatura baseada em achômetro.

Unknown disse...

Seewald, me parece que o fermento S-04, Nottinghan ou Windsor seriam mais coerentes com ums ESB, pelo frutado que geram. Eu acredito que os lupulos utilizados numa Alt Bier e numa ESB sejam completamente diferentes, pra simplesmente trocar o fermento e trocar de cerveja.
Dentro dos fermentos secos, o california Ale gera uma cerveja neutra, com pouco frutado. A Alt Bier é uma cerveja hibrida, fermenta Ale e passa por um lager a temperaturas baixas por um periodo longo, o que a deixa mais suave. Como ja comentei, poderia ter usado um fermento lager, ex, S-23 e fermentado a 15C, mas eu não gosto desse fermento, prefiro o US-05. Esse US-05 é de terceira geração e tem um profile de sabor diferente do US-05 de primeira geração, que é mais frutado. Quem provou as duas, pode comprovar.
No livro do Charlie Papazian, Homebrew adventures, ele comenta que no incio usou um fermento lager e ale que ganhou de uma cervejaria de um amigo e fez varios estilos de cervejas, que ficaram otimas, pra depois descobrir que o fermento era provinienre da Budweiser.
Nos temos essa dificuldade de acesso a fermentos importados liquidos, resta a cada cervejeiro interpretar, dentro do possível. O que tu tomou foi a minha interpretacao de Alt Bier com os ingredientes disponiveis no Brasil.
Respeito a tua critica e acho ela ótima, inlcusive acho que falta muito de criticas as micros nacioanais e seus estilos, e mesmo nsa reuniões da Acerva, onde toda a cerveja é boa, o que sabemos não é.
So fica a dica, como tu tomou a minha cerveja ontem a noite na minha presença,poderia ter me dito isso pessoalmente, mesmo escrevendo depois, sem stress.
Abraços and have a homebrew.

Leonardo Sewald disse...

Mas eu te disse isso ontem, não lembra? "Quando fizer uma altbier, me avisa?" Foi a primeira coisa que eu comentei quando tu me disse qual fermento tu usou!