quarta-feira, 8 de abril de 2009

2º Econtro Aberto da Acerva Gaúcha: PERFEITO



No dia 04 de Abril, último sábado, foi realizado o 2º Encontro Aberto da Acerva Gaúcha. Para quem ainda não sabe a Acerva Gaúcha é a Associação dos Cervejeiros Artesanais do RS e tem como objetivo difundir a cultura cervejeira e a arte de se fazer cerveja em casa, sem algum fim lucrativo. Os encontros são realizados para que os membros possam trocar experiências e discutir principalmente métodos, insumos e novidades sobre homebrew no Brasil e no mundo.
O evento começou as 12h ao todo o evento contava com mais de 20 estilos de cervejas, os ingressos já tinham se esgotado 1 semana antes. Com grande desenvoltura a Acerva conseguiu reunir os principais nomes do cenário cervejeiro do RS em uma grande confraternização. Não só tinhamos ótimas cervejas de homebrews como também as principais marcas de cervejarias artesanais do RS entre elas, Abadessa, Barley, Schmitt, Whitehead, Coruja, Rasen, Ijuhy, Dado Bier e Südbrau.
Alguns fabricantes de equipamentos também estiveram presentes.


Entre as cervejas que tomei as melhores foram: ESB da Acerva, simplismente perfeita, American Amber Ale da Cave BSG que já tinha tomado mas ela está ainda com mais personalidade, Dado Bier American Brown Ale, para provar que cerveja boa pode ser tomada em quantidade e a Red Ale do homebrew Nicolai e do Luciano que me surpreendeu bastante pelo sabor e pela sua cor praticamente cristalina, talvez com mais um tempo de maturação arredonde mais ainda.
Obviamente também tomei as já tradicionais Helles e Slava da Cervejaria Abadessa, ótimas como sempre e também a Pale Ale da Schmitt e o Chopp Claro da Barley.
Outra cerveja que apesar de ser um estilo do qual não sou apreciador que fez grande sucesso foi a Witbier da Whitehead, não vou dar minha opinião aqui pois realmente não gosto do estilo, mas pelo comentário dos amigos que estavam tomando ela estava muito boa.
A Ijuhy, Südbrau e Rasen com seu Pilsen estavam agradando os menos iniciados aos complexos sabores de estilos, todos apresentaram uma boa Pilsen com ótima formação de espuma, cristalina ecom bom amargor comercial.
Já a cervejaria Sübrau se destaca com seu ótimo Porter com maltes torrados na medida a cerveja não se apresentou enjoativa como outras Porters nacionais que jé provei. Boa surpresa, para o inverno será perfeita.
A Cervejaria Coruja esteve com seu protótipo da Weiss Coruja. Com uma fórmula bem ousada que leva inclusive malte defumado a cerveja para o meu paladar ainda precisa de um equilibrio maior em relação a este ingrediente que ao meu ver ficou muito destacado na versão em garrafa, vou experimentar na Toca a versão em barril que pelo que fiquei sabendo está perfeita.
As cervejas caseiras também estavam ótimas não vou indicar nem um ou outro pois não tenho o nome de todos e também não quero deixar os leitores com água na boca de algo que não podem provar, somente no próximo evento.
Quero agradecer aos amigos da Acerva Gaúcha pelo ótimo evento, todos estão de parabéns, o evento foi um sucesso cervejas ótimas, comida perfeita e farta, ambiente agradável e convidados de alto nível fizeram deste um evento memorável e que deve ser repetido no mínimo duas vezes ao ano.




PROST

Um comentário:

Murilo Foltran disse...

Fiquei impressionado com a presença da ACervA Catarinense no evento! :D

Levei uma Opus Strong Golden Ale que de tão rápido que acabou, nem entrou nos autos!

Parabéns pelo evento. Ano que vem estaremos de novo, com mais cerveja!

[]'s

Murilo
opusc3.blogspot.com