segunda-feira, 12 de maio de 2008

Meketre, maior apreciador de cerveja do mundo?


Recebi do amigo cervejeiro Fábio T. J. Franco um relato que alguns podem já conhecer mas outros não segue abaixo o post:

Gostaria de compartilhar com vocês o interessante acervo que vi no Museu Metropolitan em Nova Iorque, na ala 'A Arte do Egito Antigo'.
Eu pensava que eu gostava muito de cerveja, mas o que vi supera de longe essa paixão. Trata-se de MEKETRE, um alto oficial Egípcio, membro do poder judiciário durante a 11ª (2051-2000 a.c.) e 12ª (1981-1952 a.c.).Sua tumba foi descoberta em 1920 a oeste de Thebes e dentro dela acharam 'inúmeras pequenas e brilhantes estátuas de Homens e animais e modelos de barcos'. Dentre esses modelos está uma cervejaria, um abatedouro, uma padaria entre outros. Esses modelos não devem ser entendidos como instruções para construtores. A função desses modelos era totalmente simbólica, sua exposição na tumba era pela crença que o falecido teria a garantia de eterna provisão de bens, comida e cerveja pós-morte.Ou seja, o cara morreu, mas preocupou-se em manter seu estoque de cervejas no céu... ou no inferno...rs
Clique na imagem para ampliar a cervejaria está do lado direito e a padaria do esquerdo.

Nenhum comentário: