quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Em busca de um Brasil mais cervejeiro

Faz tempo que não escrevo algo em função do meu novo trabalho, iniciado a mais ou menos um ano e meio atrás.
Neste um ano e meio muita coisa aconteceu com o mercado de cervejas artesanais no Brasil. Temos diversas novas fábricas aparecendo, bares especializados, cursos, formações diplomadas, feiras, mídia focada e principalmente novos apreciadores.
Estamos chegando em um nível parecido com o sofrido no mercado cervejeiro americano a algum tempo atrás, onde diversas micros surgiram, algumas por dinheiro, outras por amor e após uma profissionalização do negócio foi feita a limpa natural.
Ainda associamos muito a cerveja artesanal no Brasil, com caseira. Não é nada disso. Uma microcervejaria tem que ter um processo de logística, marketing e TI igual ou superior a uma cervejaria industrial. Não falo de volume de produção, mas de comprometimento com qualidade, prazos e constância no estilo proposto, a velha regra do não vende mais do que pode produzir com qualidade.
Existe muita coisa boa pelo Brasil a fora, ótimas microcervejarias, mas poucas se incluem em um formato mais profissional de negócio.
Assim como o ponto de venda também não trata o produto com o devido respeito, alguns por lucro, outros por comodismo e lavagem cerebral de anos de industriais no mercado.
O consumidor está louco por novidades, mas precisa ser educado para isso, a divulgação tem que ser maior mais criativa e de fácil acesso.
Os novos cursos profissionalizantes na área é um bom começo, bem como feiras e eventos ligados a cerveja de qualidade. Ainda falta uma união maior das microcervejarias para divulgação de seus produtos em conjunto, como uma única força em prol das boas cervejas. Com isso não só defendendo seu produto no mercado mas também criando uma nova idéia, seguindo seus ideais.
O mercado ainda é mínimo perto das industriais, mas vem crescendo rápido ano a ano. Cada vez mais vemos pontos de venda, mas ainda, em sua maioria precários de informações ao consumidor que acaba ficando na dúvida.
O crescimento de homebrews no Brasil no último ano, não é só um sinal de que o mercado está aquecido, mas também de que existem uma parcela deste mercado, considerada especializada, que não está achando com facilidade cervejas de qualidade.
Na parte de importadas estamos com diversas opções, mas mais uma vez temos problemas logísticos tornando comum a falta de produto no mercado.
Neste 2011 espero um crescimento ainda maior, e farei tudo que puder para ajudar, vamos em frente porque a escalada não deve parar.

2 comentários:

Zé Raimundo Padilha disse...

Isso aí, Pedo!

Vamos divulgar cada vez mais a cultura cervejeira.

Visite meu site:

www.sommelierdecervejas.com.br

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Grande abraço!

Anônimo disse...

Show me the beer.