sábado, 30 de outubro de 2010

Seasons Brewery


Entrevista com o mestre cervejeiro e proprietário da Seasons Brewery.
Leonardo Sewald é cervejeiro formado pelo Siebel Institute of Technology, membro da Brewers Association e Master Brewers Association of Americas. Também é homebrewer e membro fundador da ACerva Gaúcha.

1) O que mais te motivou a criar uma microcervejaria?

Comecei a fazer cerveja a cinco anos como hobby, como um homebrewer, e me apaixonei pelo assunto na hora. Fazer cerveja é um misto perfeito entre ciência e arte, duas paixões que tenho (as outras duas são a
própria cerveja e minha mulher, a também cervejeira Carol. Uma conveniência perfeita: não preciso brigar para ter as duas!). Me considero um "beer geek", um nerd da cerveja, pois gosto de ler e estudar tudo referente ao assunto, de forma a aprimorar as cervejas que faço. Nesse sentido, a área é uma fonte inesgotável de conhecimento. Por outro lado, fazer cerveja é um trabalho de artesanato, e o cervejeiro é um artista, que se expressa no produto que faz. Assim, montar uma microcervejaria serviu como uma luva: uma forma de continuar estudando o assunto, fazer um trabalho artístico e poder viver deste trabalho. Com isso tudo aliado ao incentivo que recebi dos amigos, regado a muitas boas cervejas lá no Biermarkt, não precisei pensar duas vezes!

2) Poque o nome Seasons Brewery?

Primeiramente, pela proposta da empresa, que é de ter um portfólio de cervejas sazonais, criando gupos de estilos, as nossas séries de cervejas (i.e. série das IPAs), cobrindo assim uma gama de sabores. Seasons também é o nome de uma de minhas músicas grunge prediletas, do Chris Cornell , que influenciou minha juventude. Na verdade, me influencia até hoje, sempre ando por aí com camisa de flanela, hehehe.

3) Qual a escola cervejeira que a Seasons Brewery vai trabalha mais?

A Seasons prestigia a escola americana de fabricação de cervejas, que prega o uso da criatividade na elaboração e fabricação de receitas. Os processos usados na Seasons NÃO seguem a famosa Reinheitsgebot, a Lei de Pureza de 1516, pois assim temos liberdade de adicionar ingredientes e fazer alterações no processo de fabrica
ção de forma a incrementar o sabor. Por exemplo, na receita da Funhouse, adicionamos cascas de laranja Curaçao e sementes de coentro moídas, o que dá uma nota cítrica e de especiarias no aroma. Nós na Seasons não fazemos uso da proteção da Lei de Pureza pois somos apaixonados por cerveja e nunca vamos fazer algo que deturpe a imagem da cerveja artesanal. Como dizem no vídeo/manifesto "I am a Craft Brewer", "não coloco milho nem arroz nas minhas cervejas. Tudo que escolho colocar nas minhas cervejas, faço para incrementar o sabor, não para baratear o produto".
4) Vamos ter as cervejas em barril e garrafas?

Por enquanto as crias da Seasons vão sair apenas em barril. As garrafas vêm a partir do início do ano que vem.

5) Quais os próximos estilos que veremos da Seasons, além da FunHouse Belgian Blonde?

De início teremos 3 estilos de cervejas, com muitos outros já programados para o futuro. Além da Funhouse, teremos a Green Cow American IPA, que será lançada nas próximas semanas; e uma Coffee Stout (de nome ainda a ser revelado), para os amantes de cervejas escuras. Temos um quarto fermentador, que será usado para fabricar receitas de cervejas experimentais, bem como para atender a pedidos de clientes. Neste, já temos agendado uma receita de uma Bavarian Weissbier, feita com cepa de fermento típico de Weihenstephan, terra da cervejaria mais antiga em atividade do mundo, a Weihenstephaner, de 1040.

6) Existe idéia de distribuição para outros estados no futuro?

Certamente. A intenção é de colaborar com a revolução das boas cervejas e distribuir a família Seasons pelos demais estados do país.

7) Como tu estás vendo o mercado nacional cervejeiro agora estando do lado de produção?

Na verdade, já estudava o mercado cervejeiro por alguns anos, e a leitura que faço é que estamos em um momento muito propício para o surgimento de novas empresas nessa área. Com o setor das micros crescendo cerca de 20% ao ano no país, aliado ao crescente público interessado em cervejas artesanais, o mercado está bastante interessante. O mais legal disso tudo é que há espaço de sobra para cervejarias, bares, brewpubs, associações, confrarias... a comunidade cervejeira brasileira ainda está em formação, e fazer parte disso é certamente muito emocionante.

8) Qual a maior dificuldade que encotrou para abrir a microcervejaia?

Sem dúvida seriam os entraves burocráticos para se abrir uma empresa do setor no Brasil e o alto custo dos equipamentos necessários. Para um pequeno empreendedor como eu, é virtualmente impossível conseguir incentivos governamentais para o empreendedorismo e a iniciativa privada, na figura dos bancos, é extremamente cara. Eu registrei todos esses momentos e estou elaborando um guia de como abrir uma microcervejaria no país, que vou divulgar no site da Seasons, na esperança de poder ajudar aqueles que desejam fazer o mesmo a pegar alguns atalhos.

9) Qual seu estilo de cerveja preferido?

Bah, isso é que é pergunta difícil! Eu gosto muito de cervejas "high gravity", de alto teor alcoólico e sabor mais complexo. Coisas como as double IPAs americanas, tripels belgas e cervejas envelhecidas em barris de madeira, com notas licorosas.

10) Como tu espera ver a Seasons Brewery daqui a 10 anos?

Produzindo cervejas com criatividade, com uma grande linha de cervejas de qualidade, fazendo collaborative brews com outras cervejarias do Brasil e do exterior e levando a revolução cervejeira do Brasil para o mundo. Start a revolution, drink better beer!

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