terça-feira, 10 de novembro de 2009

Cientistas israelenses criam medicamento que anula efeitos do alcool

Para os apreciadores do chope pos-expediente ou da cerveja de fim de semana com os amigos, o medo do bafometro pode estar com os dias contados. Numa descoberta que pode se transformar na maior aliada da Lei Seca no combate a acidentes de transito, cientistas israelenses anunciaram esta semana a criacao da "pilula da sobriedade", um medicamento feito a base de vitamina B6 capaz de impedir os efeitos do consumo de alcool nas atividades motoras e cognitivas. E o que mostra a reportagem de Renata Malkes para O Globo deste domingo. Apesar de estar ainda em carater experimental, os primeiros resultados dos testes da droga mostram que, mesmo apos a ingestao de bebidas alcoolicas, os pacientes nao apresentaram sintomas de embriaguez, e ainda tiveram melhoras nos reflexos e na capacidade motora.
Desenvolvida por uma equipe das unidades de gastroenterologia e psiquiatria do Hospital Universitario Hadassah Ein Karem, da Universidade Hebraica de Jerusalem, a nova droga e um composto de sais e metadoxina, uma variante da vitamina B6, que age sobre o sistema nervoso central e ja e amplamente usada no tratamento do alcoolismo, por conseguir reduzir os niveis de alcool no sangue.
Pacientes aprovados em exame de direcao
O novo composto conseguiu retardar por varias horas os efeitos do alcool sobre o cerebro, e, alem disso, melhorou a coordenacao motora e a atencao dos pacientes. Nos primeiros testes realizados em Jerusalem, seis pacientes foram submetidos a um jejum de dez horas, seguidos pela ingestao de 70 mililitros de alcool. Em observacao durante as 12 horas seguintes, eles fizeram exames de sangue, testes de memoria, provas cognitivas e passaram ate mesmo por um simulador de direcao. Alem da baixa presenca de alcool no organismo, todos mantiveram a lucidez, os reflexos e responderam positivamente a todos os estimulos motores. Ninguem apresentou efeitos colaterais ao medicamento.
Fonte: O Globo

2 comentários:

Julio Cezar Kronbauer disse...

Pílula anti-bebum? Só vendo pra crer...

Ivan disse...

Pô... e qual é a graça?!?!