terça-feira, 29 de setembro de 2009

EISENBAHN E A VOLTA AO MUNDO DA CERVEJA NA OKTOBERFEST 2009

A cerveja Eisenbahn mais uma vez marca presença na Oktoberfest. Esse ano a marca está presente com um estande especial, no pavilhão dedicado às cervejas artesanais. O evento pretende reunir mais de 600 mil pessoas entre os dias 1º e 18 de outubro, em Blumenau.

Durante a 26ª edição da maior festa alemã das Américas, a Eisenbahn convida os visitantes a darem uma volta pelas regiões que mais apreciam cerveja no mundo, através da ação “Volta ao Mundo com Eisenbahn”.

Para caracterizar o espaço foram desenvolvidos materiais que ilustram as regiões, como bolachas de chope, toalhas americanas e cartazes. Os materiais trazem informações de diferentes tipos de cerveja e suas origens nos respectivos países.

Da Alemanha vêm os tipos Weizenbier, Dunkel e Kölsh, e da Bélgica, a Strong Golden Ale. Já a República Tcheca, o País com maior consumo per capita de cerveja do planeta, tem tradição pelo estilo Pilsen, e o Reino Unido é a terra das cervejas do tipo Ale. Em Blumenau, enfim, há espaço para todos os tipos de cerveja, especialmente durante a Oktoberfest.

Vídeos Eisenbahn

Além de trabalhar com todo o portfólio da cerveja, inclusive os quatro tipos de chope da marca, o espaço da Eisenbahn também disponibilizará uma área exclusiva onde as pessoas poderão gravar um vídeo, propondo um brinde a alguém. Este vídeo será postado no hotsite da cerveja criado especialmente para a festa: www.voltaaomundoeisenbahn.com.br.

Os ingressos para a Oktoberfest podem ser adquiridos antecipadamente em 38 pontos de vendas espalhados pelo Vale do Itajaí, ao preço de R$ 15,00 para as sextas-feiras, sábados e para o dia 11 de outubro; e R$ 5,00 para os demais dias. Os pontos de venda estão divulgados no site www.proeb.com.br/oktober2009.

No mês da Oktoberfest, Biermarkt com Barril de HB e Eisenbahn Oktoberfest

Neste mês de Oktoberfest o Biermarkt com exclusividade disponibiliza a seus clientes barril da Hofbrauhaus e Eisenbahn Oktoberfest em long neck.
Ambos você só vai encontrar no Biermarkt.
A partir do dia 5 de outubro também com exclusividade vai estar a disposição barril de Erdigner Oktoberfest Bier.
Todos em barril disponíveis em 300ml e mass (1 litro).
Isso você só encontra na casa cervejeira mais alemã de Porto Alegre.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Dicionário da Oktoberfest


O site oficial da Oktoberfest alemã possui um dicionário em alemão, holandês, inglês, italiano, japonês e sueco. Como não existe uma forma oficial escrita para estas palavras, elas foram redigidas conforme sua pronúncia. Confira o dicionário em português:

Batzerl – pequena quantidade de alguma coisa.
Biafuizl – disco de papelão para colocar o copo, usado pelo garçom para marcar a quantidade de cervejas pedidas pelo freguês.
Blembe – não deveria haver: cerveja ruim.
Brezn – tradicional rosquinha da Baviera. Na Oktoberfest, o gigante riesnbrezn é muito famoso.
Bua – rapaz
Busserl – beijinho
Dackl – cão da raça dachshund, popular na Baviera, é o mascote da Oktoberfest.
dandschig – bonito, atraente
Datschi – bolo de ameixa vendido na festa
Deandl – garotaDeandl com Dirndl (a roupa)
deia – caro.
Diridari – dinheiro: deve ser trazido em grande quantidade para a Oktoberfest.
Ditschi – o típico chapéu bávaro
Fetznrausch – completamente embriagado
Gaudi – alegria, divertimento
Grisinagott – da saudação Grüss Gott
Guadnamd – Boa noite.
Heisl – Toalete.
Hoiwe – ½ litro de cerveja.
Mass – um litro de cerveja, importante medida bávara.
Mingga – Munique
Muichkaramöin – doce de creme, pode ser comprado em vários lugares da Oktoberfest.
nimma – Não mais.
Obazda – especialidade bávara com queijo
ozapfa – Abrir um barril de cerveja. A cada ano a Oktoberfest inicia com a cerimônia de abertura do primeiro barril de cerveja na tenda Schottenhammel. De martelo em punho, o prefeito de Munique tenta abrir o barril com o menor número possível de batidas. Quando está tudo pronto o prefeito anuncia "O'zapft is!", ("o barril está aberto"). Doze tiros indicam para as outras tendas, que a cerveja pode ser servida.
Pfannakuacha – panqueca com geléia
Quartl – ¼ de litro de cerveja. É considerado absurdo e ridículo na Oktoberfest.
Radler – cerveja com refrigerante de limão
Rauschada – bêbado
Spezi, Spezl – namorado. Também é uma mistura de coca-cola com refrigerante de laranja. Vendido só em litro na Oktoberfest.
Weissbia – Cerveja de trigo, encontrada somente nas tendas pequenas.
Tradicional salsicha branca de Munique Weisswurscht – salsicha branca, comida com mostarda doce. É importante saber que o weisswurst não deve ser cortado com garfo e faca. O melhor é segurá-lo com a mão mesmo e sugá-lo, sem comer sua casca.
Wiesn-Hendls – frango assado da Oktoberfest
E, para se despedir na Oktoberfest, nunca use o tschüss, comum no resto do país. Pior ainda é falar tschüssi. O mais seguro é ficar com o tradicional Auf Wiedersehen.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Revista Beer Life Setembro 2009


Na última edição da Beer Life colaborei com a listagem dos melhores bares para se tomar cerveja em Porto Alegre. Acesse o site da revista e confira, ou assine a ótima publicação única no Brasil.

Cerveja brasileira está na lista das 100 melhores


Na edição deste mês da revista americana Imbibe-liquid culture, a cerveja Lust, da Cervejaria Eisenbahn, de Blumenau (SC), entrou na lista das 100 melhores cervejas do mundo. A bebida está entre as raras cervejas do mundo que incorpora na sua produção método próprio dos champanhes.
Após a primeira fermentação, a cerveja é engarrafada e sofre adição de açúcar e leveduras de vinho, o que provoca uma segunda fermentação da cerveja. Durante esse processo, as garrafas permanecem nas caves em repouso até que essa nova fermentação tenha fim. Na sequência, ela é colocada em um pupitre com inclinação de 45º, onde permanece por cerca de três meses para que o contato com as leveduras amplie seus aromas, enquanto os sedimentos próprios desse processo se depositam no gargalo da garrafa. Só então, essas leveduras são retiradas (dégorgement) e a cerveja está pronta para o consumo. Segundo a Imbibe, esses procedimentos conferem à cerveja um aroma "frutado agradável e notas de leveduras".
Fonte: Terra

Eisenbahn Oktoberfest


Pelo segundo ano consecutivo, a cervejaria Eisenbahn apresenta a Eisenbahn Oktoberfest, edição limitada que brinda a tradicional festa em Blumenau.
Com sabor intenso, adocicado de malte e delicado amargor, a Eisenbahn Oktoberfest tem cor clara e pode ser confundida com a pilsen ou a helles alemã. Tem coloração dourada escura, é cristalina e com boa e persistente formação de espuma. Possui três maltes em sua composição, teor alcoólico de 6% e aromas marcantes de malte, pão e cereais com leves aromas de lúpulo.
A Eisenbahn Oktoberfest harmoniza perfeitamente com pratos da culinária alemã, como salsichas e carnes de porco defumadas ou não, como o tradicional Eisbein (joelho de porco). Também combina com queijos adocicados e macios como Brie e Camembert, e os semi-macios Gruyère, Emmental e Gouda.
Tradicional da festa oficial alemã, o estilo Märzen-Oktoberfest, tem suas origens no estilo Vienna, criado na Áustria. O nome Märzen (março) vem do século XIX. Na época, sem sistema de refrigeração, as bebidas eram produzidas na primavera (março), guardadas em caves sob as montanhas repletas de gelo e consumidas somente em setembro e outubro, para comemorar as colheitas e festivais da Baviera.
Infelizmente ao contrário do ano passado, onde encontramos ela para vender na rede Nacional Supermercados, este ano a compra só poderá ser feita pelo site ou pelos visitantes na região de Blumenau. Que pena a melhor cerveja da Eisenbahn deveria ter sua produção eternizada e globalizada.

sábado, 19 de setembro de 2009

Marca holandesa registrada há 62 anos é ameaçada por bávaros




A Corte Europeia de Justiça de Luxemburgo deu vitória de causa à Associação das Cervejarias da Baviera no processo contra a marca holandesa de cerveja Bavaria. Na sentença dada na última quinta-feira (02/06), a corte decidiu que cerveja bávara deve ser apenas aquela vinda do estado alemão da Baviera. A decisão da Justiça foi baseada no registro de indicação geográfica protegida, feito em 2001 pela Associação de Cervejarias da Baviera, que representa cerca de 650 cervejarias daquele estado.
"Com sua decisão, a Corte Europeia de Justiça coloca a cerveja bávara na mesma linha que outras especialidades tradicionais regionais, como o vinho de Champagne, o presunto de Parma, o bacon do sul do Tirol e a salsicha de Nurembergue", disse o presidente da Associação de Cervejarias da Baviera, Michael Weiss.



Associação imediata com o estado alemão


Ao contrário do que a cervejaria holandesa esperava, os juízes do tribunal europeu consideraram que o termo "Bavaria" não é entendido como um simples tipo de cerveja, como é o caso de "pils", uma palavra originalmente referida à proveniência da cidade tcheca Pilsen.
Segundo essa interpretação, a marca holandesa estaria se beneficiando da associação imediata que consumidores fazem entre o nome da cerveja e a região alemã da tradicional Oktoberfest. Apesar de reconhecer o direito da Associação de Cervejarias da Baviera à indicação geográfica protegida, a Justiça Europeia não deixou claro se a empresa holandesa será obrigada a mudar o nome do produto que fabrica desde 1925.
Cabe agora à Justiça de cada país da União Europeia decidir sobre a continuidade da cerveja holandesa no mercado. Cabe à Bavaria, agora, convencer os demais tribunais de que a marca registrada em 1947 foi criada em boa fé, sem a intenção de confundir os consumidores com o estado alemão da Baviera.

E começa a maior festa cervejeira do mundo


Começou mais uma vez a maior festa cervejeira do mundo: Oktbobertest Munique 2009.
Premier do estado da Baviera (direita) e prefeito de Munique, Christian Ude, cantam e brindam com canecas de cerveja durante a cerimônia de abertura da Oktoberfest de Munique, na Alemanha.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Extra Malte - 5 anos Coruja

O Extra-malte busca o melhor que a cultura cervejeira atual pode proporcionar: sabor, conhecimento, troca de ideias, olfato, confraternização e os melhores aperitivos. Com curadoria de Sady Homrich, parceria da Cerveja Coruja, a autêntica cerveja viva fermentada no RS, e patrocínio do Nacional, o supermercado com as melhores gôndolas de cervejas especiais da região, o Extra-malte acontece todas as segundas segundas-feiras de cada mês, às 20h. Os convidados deste Extra-Malte são Micael Eckert, Rafael Teixeira Netto Rodrigues e Michel Kerbz Yepez.
Cardápio temático preparado pela Chef Juliana Corrêa. Participação especial de Wander Wildner.
Cervejas para degustação:Coruja Cerveja Viva 4,5% vol. tipo Helles Bier
Extra viva Coruja 6,5% vol. tipo Viena Lager
Coruja especial de trigo 5,0% vol. tipo Heffeweizen
Com Sady Homrich
Data 14 de setembro, segunda-feira
Horário 20h
Valores Antecipados: R$ 30,00 (mesa) e R$ 25,00 (plateia)
No dia do evento: R$ 35,00 (mesa) e R$ 30,00 (plateia)
Para inscrições clique no link: http://www.studioclio.com.br/carrinhoDetalhes.php