sexta-feira, 29 de maio de 2009

Oktoberfest 2009 Blumenau - Programação Oficial


Abertura oficial da festa será no dia 1º de outubro, às 22h, logo após desfile oficial de abertura, às 19h30min, pela Rua XV de Novembro. Entrada gratuita.

Horários: Sábados e domingos, o Biergarten e o Setores 1 e 2 abrirão às 11h e os demais setores às 18h; nos demais dias, Biergarten e setores abrem às 18h. O Setor 3 não abrirá nos dias 4, 5, 6 e 18. No dia 12, será seguido o horário de domingo.

Ingressos: Sábados e domingos os ingressos serão cobrados a partir das 15h;Dias 04 e 18, a entrada é gratuita a partir das 11h;Sextas e sábados e nos dias 11 e 12, o ingresso custa R$ 15,00.De segunda a quinta, custa R$ 5,00.Obs: Meia-entrada para estudantes.

Desfiles oficiais na Rua XV de Novembro
Dia 1º - quinta-feira, desfile de abertura – às 19h30min.
Dia 03 – sábado – às 17h
Dia -07 - quarta-feira – às 19h30min
Dia 10 – sábado – às 17h
Dia 14 - quarta-feira – às 19h30min
Dia 18 – domingo – às 10h

Bandas: Domingos as bandas tocam a partir das 16h. Nos demais dias, às 19h. No Biergarten, aos sábados e domingos, as bandas tocam a partir das 12h.

Bierwagen: O Bierwagen (Carro da Cerveja) fará a distribuição gratuita de chope pelo centro da cidade no período vespertino.

Festa da Melhor Idade: Será no dia 08 de outubro, das 12h às 17h, nos Setores 1 e 2.

Chope em metro: O Concurso Nacional de Tomadores de Chope em Metro será realizado diariamente, às 22h, no Setor 3.

Grupos Folclóricos: Apresentações diárias nos setores, no intervalo para a troca de bandas.

Rainha da Oktoberfest 2010: Concurso para Escolha da Rainha e Princesas da 27ª Oktoberfest, será no último domingo da festa, dia 18, às 20h. Entrada gratuita.

Cervejas: Nos Setores 2 e 3, chope oficial Brahma. No Setor 1, cervejas artesanais da região. No Biergarten, chope Brahma e cervejas artesanais e importadas.

Rei do Tiro: O público poderá participar das competições do Rei do Tiro, uma modalidade esportiva organizada pelos Schützenvereine (Sociedades de Atiradores) da cidade, no Setor 1.
Retretas e danças típicas: Diariamente haverá animação com bandas típicas e apresentações de danças folclóricas em diferentes pontos da cidade.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Schincariol pretende expandir franquias da Devassa e Eisenbahn

A Sonar Serviços e Franquias, empresa de franchising do Grupo Schincariol, acaba de anunciar seu ingresso na Franchise Store, primeira loja para venda de franquia da América Latina. Através do movimento, a Sonar, que é responsável pelo gerenciamento e expansão do negócio de franquias da cerveja Devassa e pelo desenvolvimento do formato para a Eisenbahn, tem como meta ampliar a participação destas marcas no mercado de cervejas Premium das regiões Sul e Sudeste.
Com um crescimento de 111% em 2008, quando inaugurou 10 unidades franqueadas, oito Devassa e duas Eisenbahn, entre Rio de Janeiro e São Paulo, a Sonar prevê finalizar o ano de 2009 com 34 unidades.

Pacote da cerveja

Em tempos de crise, uma medida que pode ajudar a afogar as mágoas de muita gente. O governador Sérgio Cabral do Estado do Rio de Janeiro, assinou um decreto que reduz o ICMS para as operações de importação de malte, cevada e lúpulo — os principais ingredientes usados na fabricação de cerveja.
O ICMS desses produtos, que varia de 14% a 16%, vai cair para 3%. Isso para as cargas desembarcadas no Estado. Segundo o governo, a medida vai estimular o crescimento da indústria. O consumidor espera que o carinho se reflita no preço da bebida.
Este blog espera que outros estados copiem a idéia do govrnador Sérgio Cabral.
Fonte: Terra

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Nova Schin em Paris

Um dos lugares mais badalados em Paris para jantar, bebericar ou apenas para curtir um pouco do Brasil quando se está “fora de casa”, é o bar-restaurante Favela Chic que comercializa a cerveja Nova Schin com exclusividade. A marca é a única cerveja brasileira no cardápio. Très Chic!

Novidades cervejeiras na Costi Bebidas

Acima os últimos lançamentos recebidos pela Costi Bebidas este mês.
Clique na imagem para ampliar ou acesse www.costibebidas.com.br e faça já o seu pedido.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Budweiser americana perde batalha de anos na Europa

A Budweiser ('Bud'), a cerveja lager popularizada pela Anheuser Busch nos EUA, tem de optar por outro nome para as embalagens que vier a comercializar na Europa, já que uma decisão judicial atribui o direito comercial da denominação em causa a uma cervejeira Tcheca. De acordo com decisão do Tribunal de 1ª Instância da União Européia, confirmada nesta quarta-feira, a InBev Anheuser (entidade que resultou da recente fusão no setor) não poderá registar a cerveja americana com o mesmo nome no mercado europeu. O direito comercial para utilização da denominação 'Budweiser' já pertence à cervejeira Tcheca Budejoviky Budvar, que a utiliza nos mercados da Alemanha e Áustria. O pedido de reconhecimento da designação pela Anheuser não é de agora, tendo-se iniciado há mais de 10 anos nas instâncias européias.

Dado Bier se muda para Santa Maria


Já produzindo em Santa Maria a nova Lager comercial, voltada para concorrer com as industriais e as Uruguaias de 1 litro, a planta da cervejaria de Porto Alegre no DC Navegantes está sendo aos poucos desativada. As cervejas especiais da Dado Bier passarão a ser produzidas também em Santa Maria concentrando toda sua produção na cidade que fica no centro do estado.
Além de continuar com a atual produção de toda sua linha de cervejas a Dado Bier pensa em engarrafar as suas mais novas criações, a American Brown Ale e a Double Chocolat Stout.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Workshop Produção de Cerveja Artesanal


Joinville, a maior cidade do estado de Santa Catarina, reconhecida por sediar o maior Festival de Dança do mundo e marcada pela força da indústria e suas raízes européias, será palco de um grande encontro de cervejeiros artesanais no próximo dia 30 de maio. O espaço especialmente escolhido para abrigar este evento foi o complexo da Cidadela Cultural Antarctica, instalado junto ao patrimônio da famosa fábrica da Cervejaria Antarctica de Joinville, onde os participantes também terão a oportunidade de conhecer um pouco melhor os fatos e a importância deste valioso fragmento da história cervejeira local e nacional.
O encontro, intitulado Workshop Produção de Cerveja Artesanal, faz parte de um circuito regional iniciado em 2007 e trata-se de uma iniciativa da ACervA Catarinense, com o apoio de entidades municipais e estaduais, cervejarias e empresas do setor, e tem por objetivo difundir e aprimorar o conhecimento das técnicas para produção de cerveja artesanal no estado de Santa Catarina, além de contribuir para a divulgação e o fortalecimento da cultura cervejeira no Brasil.
O objetivo do evento é ser uma grande confraternização entre cervejeiros, trazendo workshop de produção de cervejas e palestras com personalidades do universo cervejeiro, onde destacam-se:


- Workshop de produção de uma cerveja artesanal na técnica “all grain”, orientado para iniciantes e conduzido pela dupla de cervejeiros artesanais de Joinville, ganhadores do II Concurso Mestre-Cervejeiro Eisenbahn, Ivan G. Steinbach e Diogo H. Züge;
- Workshop de produção de uma cerveja artesanal utilizando “extrato de malte”,especialmente apresentada por membros da ACervA Paranaense;
- Palestras técnicas e culturais à respeito do universo da cerveja:· Elmar Schmitz, mestre-cervejeiro da microcervejaria OPA Bier de Joinville;· Cláudio Zastrow, mestre-cervejeiro da microcervejaria Schornstein de Pomerode;· Paulo Feijão, cervejólogo e autor do blog especializado oBIERcevando..


Além desta extensa e imperdível agenda, haverá degustação de cervejas especiais produzidas e oferecidas pelos cervejeiros artesanais e comerciais; exposição e comercialização de produtos, matérias-primas e equipamentos; sorteio de brindes, entrega de apostilas e certificados aos participantes. O evento é aberto ao público e se você ficou interessado, as inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço http://www.workshopcervejeiro.com.br/, mas é bom correr, porque as vagas serão limitadas em apenas 50 participantes.


A Associação dos Cervejeiros Artesanais de Santa Catarina, ou ACervA Catarinense, foi fundada no dia 18 de maio de 2008 no sentido de reunir e organizar as pessoas que exercem e preservam a arte da produção artesanal de cerveja – bem como seus entusiastas e demais interessados – e trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, que visa incentivar o resgate histórico e promover o desenvolvimento da cultura cervejeira, sobretudo da cerveja artesanal em Santa Catarina e no Brasil, promovendo encontros, palestras, cursos, workshops, concursos, degustações e harmonizações dos mais variados tipos e estilos de cervejas, sejam eles já conhecidos ou frutos da criatividade, estudo e experimentação dos contemporâneos artesãos da cerveja.

SERVIÇO: Workshop Produção de Cerveja Artesanal
Público: Pessoas interessadas em conhecer, aprender, aperfeiçoar e compartilhar conhecimento sobre as técnicas para fabricação de cerveja artesanal e explorar o seu rico universo cultural.
Realização: ACervA Catarinense – Associação dos Cervejeiros Artesanais de Santa Catarina.
Parceiros: FUNDAMAS – Fundação Municipal Albano Schmidt; CONURB – Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Joinville; ACASC – Associação das Cervejarias Artesanais de Santa Catarina; Microcervejaria OPA Bier; WE Consultoria Assessoria e Representação; BrazilWays International Commerce; Master Brau Suprimentos para Cervejarias.


Data: 30 de maio de 2009
Horário: das 10 às 18 horas
Local: Cidadela Cultural Antarctica
Rua Quinze de Novembro, 1445 – Bairro América – Joinville – SC
Inscrições: http://www.workshopcervejeiro.com.br/

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Expeditio Abadessa Tertia


Já tradicional e em sua 3° edição a Expeditio Abadessa Tertia (Terceira Expedição a Abadessa) foi realizada no último sábado dia 02 de Maio de 2009. Em um total de 40 expedicionários, partimos ás 9:30h da manhã em direção a Pareci Novo - RS, localização da Cervejaria Abadessa. Este evento é sempre realizado em parceria com este blog.
Logo que chegamos ao local o pessoal foi recebido pelo proprietário, Herbert Schumacher, que os conduziu até o interior da cervejaria para uma pequena palestra sobre o processo de fabricação da Cervejaria Abadessa e sobre o mundo da cerveja.
Enquanto isso o blogueiro aqui preparava o churrasco para os convidados, 2 costelões de pull, brezel e mais 2 costelões de porco.
Logo após a palestra o pessoal partiu para área externa onde foi realizada a confraternização. Nesta edição tivemos a presença dos amigos de São Paulo, Edu Passarelli , Carlos Ubiratan Sennes da revista Beer Life e Fábio Franco.
Foram degustados 100 litros de Abadessa Export que estava perfeita bem como a Slava Pils, mais 50 litros.
Esperamos agora pela próxima edição no ano que vem.
Agradeço a todos os participantes pela presença e pelo belo dia de confraternização cervejeira de sábado.
Fotógrafo: Ricardo Jaeger, para ver mais acesse www.ricardojaeger.com.br/abadessa
Prost !!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Artigo Especial: Prova de que os Estados Unidos são um país a se admirar está no que diz respeito ao chamado movimento de "craft brewing"

O "Craft Beer Renaissance", movimento americano cujo marco inicial data de 1969, com Fritz Maytag e a compra da Microcervejaria Anchor Brewing, tomou real força nos anos 80. Surgiu, em parte, da filosofia americana do "do it yourself" (faça você mesmo), com o simples, mas ousado, propósito de trazer a fabricação das boas cervejas de países como Alemanha, Inglaterra e Bélgica para o público americano, que a muito tempo vinha encarando só a chamada Pilsen light fabricada por grandes cervejarias, tais como a Anheuser-Busch (Budweiser). New Albion, Sierra Nevada, Samuel Adams, Heart of the Dog, entre outros nomes, mal surgiram e já sentiram na pele o significado do famoso ditado norte-americano: "You can always tell the pioneers by the arrows in their backs" (você sempre pode dizer quem são os pioneiros pelas flechas nas suas costas). Era o início da década de 80, e existiam 82 cervejarias em atividade em todo o território americano.Grande parte das microcervejarias que abriram neste período fecharam as portas meses depois de se iniciarem como empresas, devido, entre outras coisas, às barreiras da legislação americana, que impunha restrições severas às microcervejarias (similares aos problemas que enfrentamos aqui no Brasil, descritos mais adiante). Talvez estas cervejarias que não sobreviveram não tenham conseguido vender seus produtos, é verdade, mas conseguiram vender uma idéia: uma alternativa às "light beers" produzidas pelas grandes cervejarias americanas. O perfil do consumidor estava traçado. Esse consumidor valoriza a qualidade da cerveja em primeiro lugar, antes mesmo do preço. Esse consumidor gosta não apenas de novas experiências de sabor, mas também de informação, detalhe, conteúdo, cultura. O público que consome esse tipo de bebida é ávido por conhecimento. Neste ponto a cerveja, enquanto bebida mais antiga da humanidade, tem bastante a contribuir.
E o negócio deu certo: existem mais de 1400 cervejarias em atividade nos Estados Unidos. Um aumento de cerca de 1700%, quando comparado às meras 80 cervejarias presentes desde a década de 80. Nada mal hein?Mas o traço mais interessante desse mercado se encontra na colaboração entre as microcervejarias americanas. Eles trocam e divulgam suas receitas, emprestam equipamentos, patrocinam eventos, cursos e concursos, veiculam propagandas juntos, ajudam as novas microcervejarias e criam laços não só empresariais, mas de amizade. Isso porque eles sabem que juntos eles têm mais a ganhar, e o concorrente não é a microcervejaria do vizinho,mas sim as grandes cervejarias com suas light beers. Na verdade, é até mesmo difícil dizer que há concorrência: em um mercado onde 95% da cerveja consumida não é a das micros mas sim a dos grandes, é pouco provável que as mega-cervejarias estejam dedicando todos seus esforços para eliminar tal micro-ameaça. Prova de tal colaboração está na recente produção “I Am a Craft Brewer” (http://www.youtube.com/watch?v=QTGHUl83u-U), vídeo feito por um grupo de cervejarias norte-americanas, demonstrando que os fortes laços estabelecidos entre os produtores têm um alcance muito maior.Esse tipo de visão é saudável e eu admiro. Se a cerveja já foi fabricada e está no mercado, qual o mal de divulgar a receita? Por que não emprestar um equipamento que está ocioso? Por que não colaborar com os colegas empresários? Em um mercado emergente como esse tais atitudes não encorajam a cópia, mas sim a parceria. Ou seja, desestimulam competidores (pois aquele que copia será sempre o segundo) e estimulam parceiros de negócio. Tudo é uma questão de ver com quem você está brigando para conquistar espaço no mercado: será mesmo que é com a microcervejaria do vizinho? Acho que não, pois ela já tem seus problemas para consolidar sua própria marca. É uma visão de longo prazo que os americanos cumprem muito bem. Por aqui, algumas microcervejarias já estão adotando práticas similares, a exemplo da Falke Bier, de Minas Gerais e da cooperativa de microcervejarias gaúchas, a AGPM (Associação Gaúcha de Pequenas e Microcervejarias). No Brasil, a grande dificuldade é transpor as barreiras tributárias. O tema é tão absurdo que merece destaque aqui. Os grandes vilões da história são os impostos federais (IPI/PIS/Cofins) e o ICMS. No caso dos impostos federais, existe, desde Janeiro deste ano, uma pauta fiscal para cervejas. Basicamente, é como se fosse uma grande tabela com preços de produtos e as respectivas alíquotas a serem pagas. Quanto mais caro o produto, maior será a alíquota, que pode chegar até 15%. Como a cerveja artesanal é naturalmente mais cara do que a das grandes cervejarias, ela sai perdendo. No caso do ICMS, é cobrada adicionalmente a substituição tributária, que é o imposto devido pelo cliente da indústria (ponto de venda, distribuidor, etc.). A base de cálculo de substituição é de 140% e alíquota é de 2%. Imaginem a viabilidade de tal negócio?
Mas é bom ver que o brasileiro não está apenas sentado e reclamando. É verdade, ainda estamos muito pequenos se comparados aos americanos, mas fico feliz em ver que estamos trilhando um caminho parecido: mesmo com as barreiras tributárias impostas pelo governo e as leis atrasadas presentes na legislação de bebidas, o mercado de cervejas artesanais no Brasil vem crescendo; confrarias, comunidades de cervejeiros e interessados no assunto estão se formando por todo o Brasil; bares e pubs especializados em cerveja artesanal estão aparecendo; cursos e eventos periódicos estão surgindo, bem como revistas e publicações especializadas no assunto. Esse mercado já é uma realidade para o brasileiro. O movimento de "craft brewing" (cerveja artesanal) veio para ficar. E é no empenho e motivação dos envolvidos nesse meio que reside a real força deste movimento. Desde a fundação de associações até a criação de eventos, os esforços para integrar a comunidade cervejeira brasileira fazem toda a diferença. Mostram que o brasileiro também quer cerveja boa, dá importância para o valor agregado, quer mais qualidade no que consome. Quanto mais nos unirmos e colaborarmos, mais pessoas conseguiremos atingir. Podemos tomar como exemplo a evolução do mercado de vinhos no Brasil, onde as vinícolas do sul do país, localizadas em uma região com microclima apropriado, se uniram e criaram o Vale dos Vinhedos.
É importante termos essa visão e nos espelharmos na atitude dos americanos, especialmente os profissionais do mercado cervejeiro. Em um mercado pequeno como esse, colaboração é a palavra-chave, pois uma microcervejaria sozinha na prateleira do supermercado dificilmente é notada, ao passo em que uma ou duas dúzias de marcas ocupando um estande inteiro chamam muito mais a atenção. O cliente de uma microcervejaria também é o mesmo cliente que, em sua próxima compra, pode adquirir um produto de outra microcervejaria. A fidelidade do cliente não está com uma marca (a exceção fica pela Guinness), mas sim com uma bebida melhor. Nesse ponto, todas as cervejas artesanais estão juntas, como bebidas superiores, de maior qualidade. Qualidade, palavra essa tão difícil de definir, mas tão fácil de distinguir no mundo real. É importante sempre nos lembrarmos das raízes desse movimento, da cerveja de melhor qualidade, e não deturpar esse conceito. Colocando este atributo em primeiro lugar e lembrando que colaboração é importante para a disseminação dessa cultura, não vamos precisar nos preocupar enquanto consumidores, pois sempre teremos cervejas boas para consumir por aqui.
Este artigo foi criado e enviado pelos amigos e homebrews Leonardo Sewald Cunha e Maurício Chaulet.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Acerva Gaúcha promove brassagem coletiva dia 16 de maio



A Acerva Gaúcha marcou para o dia 16 de maio sua 3° Brassagem Coletiva (não é necessário ser sócio da Acerva para participar).
Esse é um evento com finalidade de ensinar novatos na arte do homebrew, ou seja, a fazer cerveja.
Não se trata de um curso, será um encontro onde o pessoal da Acerva vai fazer uma cerveja explicando os passos, tirando as dúvidas, dando dicas e processos para a correta realização da brassagem. O slogam das brassagens da Acerva Gaúcha se baseiam no "metendo a mão no malte". Não é denominado de curso por não ser fornecido um material didático/pedagógico pronto e por não se tratarem de profissionais do ramo cervejeiro, apesar de muitas das cervejas apresentadas pelo pessoal ser da mesma qualidade ou superior a cervejas de microcervejarias e grandes indústrias.
Serão duas brassagens, uma com o equipamento básico de homebrew iniciante (de panela) e outra com equipamento elétrico de 1° linha onde será feita a cerveja da Acerva Gaúcha para a BrasilBrau 2009.
A cerveja da 1° brassagem depois de pronta será consumida por todos que participarem do evento.
As vagas são limitadas, sobrando ainda algumas poucas, reserve a sua.
Onde: O Evento será na Fabrica da Ralf Bier, em Alvorada
Quando: Dia 16 de maio as 9h da manhã
Valor: R$ 50,00 (com direito a bebidas e churrasco no almoço)
Contato: jorge@jhcassessoria.com.br ou www.acervagaucha.com.br

Importante: A confirmação da inscrição será somente com o pagamento antecipado.
Apoio: Ralf Beer, www.ralfbeer.com.br e We Consultoria , www.weconsultoria.com.br

4° MaraToma Coruja


Aí MaraTomistas...Vamos na 4ªMaratoma?
Falta uma semana!...avisem os amigos e as amigas! Compre já seu caneco e sua camiseta abadá Coruja!
Apenas 50 lugares!!!
Promoção para os primeiros 25 lugares:
Coruja liberada+van+caneco com fita +camiseta-abadá-maratoma 4 = 80 reais
Preço após a promoção= 100 reais Vá de Taxi na MaraToma!!! Vendas e informações na Toca ou com Carlos Lança - 51 81242090
lanca@cervejacoruja.com.br

Beba com sabedoria!
TRANSFERIDA PARA SEXTA-FEIRA DIA 15/05/2009

terça-feira, 5 de maio de 2009

ZeHn Bier abre posto de vendas em Blumenau


A cervejaria ZeHn Bier dá os primeiros passos no município que tanto se destaca pela produção cervejeira artesanal. A empresa de Brusque inaugura nesta quarta e quinta-feira (6 e 7/5) um posto de vendas, com disque entrega. O escritório comercial funcionará na Rua Uruguai, 471, na Ponta Aguda. Os pedidos poderão ser feitos no local ou ainda pelo telefone (47) 3035-3575. A ZeHn Bier já havia aberto linha de frente comercial no Norte Catarinense, ao firmar parceria com distribuidores locais para atender Joinville, Jaraguá do Sul e cidades vizinhas.
Essa participação em municípios de Santa Catarina é um reflexo do processo de crescimento que a Zehn Bier vem desenvolvendo desde o final de 2007. Para isso, adquiriu uma nova máquina engarrafadora, com capacidade para atender garrafas long necks (355ml) e as tradicionais de 600ml. O aparelho foi trazido de Bento Gonçalves (RS) para contribuir na capacidade técnica da fábrica artesanal de Brusque. A antiga máquina tinha capacidade para engarrafar 240 peças por hora. Agora chega a mil.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Sobremesa de Damasco com Baden Baden Golden para o dia das mães


Neste Dia das Mães, nada como uma receita de sobremesa sofisticada e elegante. A Torta de Damascos com Creme de Baden Baden Golden é perfeita para a ocasião, pois combina o sabor marcante do damasco com o aroma frutado de especiarias da cerveja Baden Baden Golden.

TORTA DE DAMASCO E CREME DE BADEN BADEN GOLDEN

Ingredientes para a Torta
1 pacote de massa folhada 500 g de açúcar 10 colheres de sopa de água
30 unidades de damasco
Ingredientes para o Creme de Baden Baden Golden285 ml de creme de leite fresco 190 ml de leite 130 g de glucose ( ou 150 g de açúcar )95 g de gemas 1/4 de canela em pau 70 ml de Baden Baden Golden

Modo de preparo da Torta
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Prepare uma calda com o açúcar e a água até atingir o ponto de fio fraco. Abra a massa folhada e corte círculos do tamanho da forminha que for utilizar. Nas forminhas individuais, disponha 5 damascos, cubra com a calda e tampe com o círculo de massa. Asse por 15 min. Desenforme com a fruta para cima.

Modo de preparo do Creme de Baden Baden Golden
Numa panela, ferva o creme de leite fresco com o leite, junte a glucose e misture. Em seguida, coloque as gemas num recipiente e adicione a mistura de leite, mexendo sempre. Coloque a mistura novamente na panela, leve-a ao fogo baixo e mexa até chegar a 80ºC ou quando começar a se ver o fundo da panela. Não deixe a mistura ferver para não talhar as gemas. Após esfriar, adicione a cerveja e bata até ficar com espuma. Coloque o creme de Baden Baden Golden no fundo do prato e a torta por cima. Sirva o creme gelado e a torta quente.

Rendimento: Para 6 porções